Delegação cearense participa de solenidade de abertura dos Jogos Escolares da Juventude 2018

22 de novembro de 2018 - 11:14 # #

Os alunos-atletas de 12 a 17 anos celebraram o início do certame na companhia da mascote Ginga e dos Embaixadores

A maior competição estudantil do país está oficialmente aberta. Expectativa e muita animação dos alunos-atletas das duas faixas-etárias (12 a 14 e 15 a 17 anos), na solenidade de abertura dos Jogos Escolares da Juventude 2018, nesta segunda-feira (12), no ginásio do Colégio Henrique Castriciano, em Natal-RN.

O evento começou com a apresentação da Escola de Dança do Teatro Alberto Maranhão (EDTAM), com uma belíssima homenagem ao cantor e compositor nordestino Luiz Gonzaga. Sob direção artística de Wanie Rose, sete bailarinos apresentaram ao público uma coreografia alegre, que simboliza o espírito do povo potiguar. A companhia soma 81 prêmios nacionais e internacionais em sua longa história, tendo se apresentado nos seguintes países: Alemanha, Suíça, França, México e Estados Unidos.

“Esse é o maior evento escolar do Brasil. Estou muito feliz de estar no Rio Grande do Norte, meu estado de nascimento. O COB entende que o esporte deve ser fortalecido na escola e nossa atenção nos próximos anos estará voltada cada vez mais para isso. O futuro do esporte brasileiro está com vocês, jovens atletas”, discursou o presidente do COB, Paulo Wanderley, natural de Caicó (RN).

A cerimônia contou também com a presença de autoridades estaduais, como Robinson Faria (Governador do Rio Grande do Norte), Fernando Villar (Secretário de Esporte e Lazer), Tatiana Mendes Cunha (Secretária Chefe da Casa Civil) e Manuel Gaspar (Secretário de Turismo). Bem como, o Ministro do Esporte, Leandro Cruz, que fez questão de elogiar todas as partes envolvidas na organização do certame.

“Os Jogos da Juventude são um patrimônio esportivo do Brasil, pois daqui surgiram grandes atletas nacionais. Aqui em Natal está a nata da nossa juventude, do alto rendimento. Rendo a minha homenagem a esses atletas, árbitros, professores e, acima de tudo, aos pais desses atletas. E que o COB siga no caminho correto, democratizando a sua gestão, gerindo corretamente os seus recursos e apoiando o desporto nacional”, afirma o ministro.

A delegação cearense composta por 250 estudantes até o dia 25 de novembro, – modalidades individuais e coletivas –, vivenciaram esse momento tão aguardado para representarem o Estado. Pelo terceiro ano consecutivo a atleta, Lara Tavares, 14 anos, participante da modalidade de Ginástica Rítmica, ressalta a alegria de participar do evento “É uma felicidade poder competir mais uma vez, oportunidade ímpar de mostrar o desempenho que foi realizado durante os treinos. Vou dar o meu melhor”, afirma.

O secretário do Esporte, Euler Barbosa enfatiza a participação dos jovens atletas no maior evento esportivo estudantil, “Mais uma vez a delegação cearense desembarca nos Jogos da Juventude. E é com grande satisfação, que eu saúdo os nossos atletas, pois eles se destacaram entre milhares durante todo o ano para chegar justamente nesta etapa tão acirrada e cobiçada. Estamos mais fortes do que antes e estou esperançoso que possamos fazer um trabalho ainda melhor, gerando futuros campeões que irão representar o nosso Estado nas competições”, destaca.

Na sequência do evento, os atletas participantes dos Jogos Escolares iniciaram o tradicional desfile das delegações com a participação especial do mascote Ginga e da delegação japonesa, para a tradicional execução do Hino Nacional Brasileiro e o juramento de atletas e árbitros, proferidos por Isabel Cristyne, 16 anos, da modalidade badminton, e Jonatas Tomé, 22, respectivamente.

Para encerrar a festa, o revezamento da tocha contou com a participação dos Embaixadores dos Jogos Escolares: Magnólia Figueiredo (atletismo), Duda Vaz (judô), Rodrigo Sacramento (professor de matemática), Joanna Maranhão (natação) e Daniele Hypolito (ginástica artística), responsável por acender a pira no palco do ginásio.

A etapa nacional terá 14 modalidades em disputa: basquete, futsal, handebol, vôlei, atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, natação, tênis de mesa, vôlei de praia (apenas na categoria 15 a 17 anos), xadrez e wrestling.

Jogos Escolares da Juventude

Considerado o maior celeiro de atletas olímpicos do país, onde revela novos talentos para o esporte brasileiro a cada edição, os Jogos Escolares da Juventude são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), com aval do Ministério do Esporte.