Futpaz

O que é o FUTPAZ?

 

O Futpaz nas Areninhas é um projeto do Governo do Estado do Ceará por meio da Secretaria do Esporte e Juventude do Estado do Ceará (Sejuv), em parceria com os clubes Fortaleza Esporte Clube, Ceará Sporting Club e Ferroviário Atlético Clube, com o apoio da Secretaria de Esporte e Lazer (Secel).
O projeto, com duração de dez meses, vai beneficiar 2.400 crianças com idade de 7 a 12 anos, em 24 núcleos instalados em areninhas esportivas a serem definidas na Capital. Em um segundo momento do projeto, ele pode ser estendido para a Região Metropolitana.
O objetivo é proporcionar a prática do futebol nas areninhas com profissionais habilitados, desenvolvendo habilidades das crianças e potencializando a modalidade esportiva praticada no Estado. As pré-inscrições serão realizadas pela internet, pelo site da Sejuv (https://www.esporte.ce.gov.br/futpaz), a partir de hoje, 23 de julho, até 6 de agosto. A confirmação das inscrições será de 6 a 13 de agosto.. As atividades começam em 16 de agosto.
A proposta mira o desenvolvimento social, a ampliação do acesso à prática do esporte, a ocupação dos espaços públicos da cidade, e o incentivo às relações de lideranças e colaboratividade. A ideia é promover a cultura de paz, ensinando que a rivalidade fica dentro do campo. Entre as ações previstas estão premiações às crianças que forem assíduas ao projeto e às salas de aula e realizações de iniciativas solidárias em eventos esportivos.

 

Como vai funcionar:
Cada um dos 24 núcleos será formado por um professor de Educação Física inscrito no Conselho Regional de Educação Física ou 1 ex-atleta provisionado pelo Conselho Regional de Esducação de Educação Física (CREF ) e contará também com supervisor de núcleo, coordenador pedagógico e coordenador geral. As atividades serão desenvolvidas por meio de jogos pré-desportivos, exercícios específicos e jogo formal, visando o aprendizado e aperfeiçoamento do Futebol.
Há a possibilidade de aulas ministradas com os ídolos dos clubes, que são grandes referências para a juventude.

Supervisores de núcleos realizarão visitas periódicas semanalmente avaliando, orientando e sugerindo o aperfeiçoamento das aulas práticas. Já o Coordenador Pedagógico irá fazer o acompanhamento metodológico de toda a execução do projeto, assim como a elaboração e metodologia das aulas, acompanhamento dos supervisores de núcleo, recebimento de relatórios, planejamentos de aulas sistemáticas e assistemáticas, apoio na aferição de metas, na avaliação do projeto e promoverá a integração das equipes dos núcleos. A figura do Coordenador Geral tem a função de realizar a gestão administrativa do projeto, acompanhando a execução do plano de trabalho, assim como a parte administrativa e iniciação pedagógica, junto com o Coordenador Pedagógico.

 

Clique aqui e garanta sua pré-inscrição