Biel é o novo líder do Wind Brasil 2010

29 de outubro de 2010 - 10:38

Cearense venceu as três regatas da quinta-feira e tirou a liderança do baiano Paulo dos Reis

Gabriel Browne, o Biel, assumiu a liderança do Wind Brasil 2010 – Campeonato Mundial de Formula Windsurf, que acontece na raia montada em frente do Marina Park Hotel, em Fortaleza (CE). E de maneira incontestável. Nesta quinta-feira, segundo dia de disputas, o cearense venceu as três regatas e agora tem sete pontos perdidos na classificação geral. Em segundo lugar, com 13 pontos, está o baiano radicado em Ilhabela (SP) Paulo dos Reis, o Paulão, que teve problemas com o equipamento e perdeu a dianteira alcançada na quarta-feira. As provas foram realizadas com ventos moderados.

‘O dia não poderia ter sido melhor. Estou satisfeito com a minha performance’, afirmou Biel, vencedor da edição do ano passado do Wind Brasil. ‘Estou andando bem em ventos fracos e moderados e, se continuar assim nos próximos dias, tenho boas chance de conquistar o bicampeonato. Se Deus quiser, e Ele vai querer, vou levantar a taça de novo’, comentou Biel, 10º lugar no ranking Mundial. ‘Poderia estar em uma posição melhor, mas não disputei boa parte dos torneios da temporada, pois estou na faculdade’, finalizou o atleta de 19 anos.

Paulão, que na quarta-feira venceu duas regatas e chegou em segundo em outra, lamentou muito que a vela de seu windsurf rasgou durante a segunda regata, o que também o atrapalhou na terceira. ‘Fiquei sem a minha maior vela, justamente aquela que é usada em dias de condições fracas como as de hoje(quinta). Agora, tenho de torcer para que a velocidade do vento aumente e eu possa disputar em igualdade de condições. Mas o importante é que ainda estou na briga’, disse o líder do ranking mundial.

Biel ganhou as três regatas desta quarta-feira de ponta a ponta. Só foi ameaçado na última do dia pelo australiano Steve Allen, que cometeu um erro, caiu e deixou a vitória escapar. Na primeira, com ventos de 12 nós (22,24 Km/h), o cearense completou os 6 Km da prova em 21min30. Na segunda, em percurso de 5,5 Km e ventos de 15 nós (27,80 Km/h), o cearense disparou na frente logo nos primeiros metros, aumentou a vantagem e cruzou a linha de chegada com tranqüilidade, em 18min30. Na terceira, os ventos diminuíram para 11 nós (20,39 Km/h) e o cearense levou 18min15 para cruzar a linha de chegada.

Estrangeiros – Steve Allen, grande estrela internacional do evento, chegou em segundo lugar nas três regatas desta quinta-feira e subiu na classificação geral. Com 16 pontos perdidos, o australiano passou do quinto para o terceiro lugar. ‘Apesar de ter sentido câimbras nos braços, consegui bons resultados, que me deixaram mais animado para os próximos dias. Contudo, estou um pouco chateado, pois poderia ter ultrapassado o Biel na terceira regata, quando estava mais veloz que ele. Mas cai antes de contornar a última bóia’, avaliou o dono de dez títulos mundiais de windsurf.

Outro estrangeiro que teve bom desempenho neste segundo dia do Wind Brasil 2010 – Mundial de Formula Windsurf foi o português Miguel Martinho, quinto colocado no ranking mundial. Ele ficou em quinto lugar na primeira regata e, nas duas últimas, chegou em terceiro. Assim, alçou do quinto para o quarto posto na classificação, com 20 pontos. Já o polonês Wojtek Brozozowski, que tem sete títulos de campeão do mundo no currículo, foi prejudicado por problemas de ajuste de equipamento e não conseguiu completar nenhuma das três provas do dia. Assim, caiu da quarta para a 12ª posição na pontuação geral, com 66 pontos.

Classificação – após seis regatas (com 1 descarte)
1- Gabriel Browne (BRA) – 7 pontos perdidos (3+2+2+1+1+1)
2- Paulo dos Reis (BRA) – 13 (2+1+1+3+9+6)
3- Steve Allen (AUS) – 16 (8+7+3+2+2+2)
4- Miguel Martinho (POR) – 20 (5+6+4+5+3+3)
5- Victor Melo (BRA) – 27 (6+8+5+4+4+8)
6- Fábio Melo (BRA) – 28 (10+3+25+6+5+4)
7- Mathias Pinheiro (BRA) – 33 (7+10+6+7+6+7)
8- Wilhelm Schurmann (BRA) – 42 (1+4+25+25+7+5)
9- Kurosh Kiani (DIN) – 43 (9+9+8+9+8+12)
10- Sean O”Brien (AUS) – 48 (11+11+9+8+11+9)

O Wind Brasil 2010 – Mundial de Formula Windsurf, válido para a definição dos rankings da International Sailing Federation (ISAF), da International Windsurfing Association (IWA) e da International Formula Windsurfing Class (IFWC), é uma realização da Arrow Marketing. O evento conta com o apoio do Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria do Esporte (Sesporte), Associação Brasileira de Windsurf (ABWS) e da Prefeitura Municipal de Fortaleza.

Site oficial – www.windbrasil.com
Siga o Wind Brasil no twitter – www.twitter.com/WindBrasilTour

Informações à imprensa:
Giselle Soares – VSM Comunicação
Telefone: (85) 3456.6100

Roberto Pierantoni – MTb.: 18.194
Email: piera@zdl.com.br
Siga a ZDL no twitter: twitter.com/ZDLcomunica