Da fronteira com a Venezuela surge um exemplo de superação para o esporte

14 de setembro de 2010 - 10:15

Distante cerca de 250 quilômetros da capital, Boa Vista, e apenas dois da fronteira com a Venezuela, está localizada a cidade de Pacaraima, em Roraima. De lá, com apenas 12 anos, surge um belo exemplo das Olimpíadas Escolares Fortaleza 2010, etapa de 12 a 14 anos. De pés descalços, Joveline Pereira, de apenas 1m40, da etnia indígena Wapixana, disputou os 1.000 metros rasos na pista de atletismo da UNIFOR, chegando na sexta colocação de sua série. Neste caso, o resultado pouco importa.

‘Minha altura não atrapalha nem um pouco, até ajuda, pois me sinto mais leve’, revela a jovem atleta, que começou a competir aos oito anos de idade, em festejos indígenas da região. ‘Ofereceram uma televisão como prêmio. Competi e ganhei. Hoje, por causa do atletismo, já ganhei, além da TV, geladeira, fogão, DVD, bicicleta, mp3 player, entre outras coisas. Mas meu maior sonho é ser uma atleta de verdade’, afirma Joveline.

A pequena atleta costuma alcançar seus objetivos. Por ter vencido a seletiva estadual, ganhou o direito de representar Roraima nas Olimpíadas Escolares. Graças a isto, realizou dois sonhos que ela considerava muito distantes: viajar de avião e conhecer o mar. ‘O avião deu um pouquinho de medo. Em compensação, a praia foi maravilhosa. A sensação de tocar a água salgada é indescritível’, confessa.

A jovem sempre contou com o apoio dos pais. ‘Comecei a correr para tentar ganhar os prêmios que eles ofereciam. Antes, minha casa só tinha um fogão velho. Hoje nós temos um pouco mais de luxo, graças a todos os prêmios que conquistei. Quero dar uma vida melhor aos meus pais’ declara a jovem, que se espelha em Usain Bolt e pretende participar dos Jogos Olímpicos Rio 2016.

As Olimpíadas Escolares são organizadas e realizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro, co-realizadas pelo Ministério do Esporte e pelas Organizações Globo, com a direção técnica das Confederações Brasileiras Olímpicas e apoio do Governo do Ceará.

*Com informações da assessoria de comunicação – COB

Informações à imprensa:
Lisiane Linhares e Kelvia Alves
Assessoria de Comunicação da Secretaria do Esporte do Estado 
85 3101-4415