Delegação do Ceará conquista 45 medalhas nas Paralimpiadas Escolares 2025

29 de novembro de 2025 - 16:19 # #

Foi um resultado de muitas vitórias, com a volta para casa com as malas mais pesadas. Os atletas cearenses conquistaram no total 45 medalhas, nas duas semanas de competição das Paralimpiadas Escolares, evento realizado pelo Comitê Olímpico Brasileiro (CPB), em São Paulo.

“Esse é um grande resultado que os nossos atletas paralímpicos trazem para o nosso estado, só temos que agradecer pelas vitórias e continuar fomentando nosso esporte paralímpico”, ressaltou o secretário do Esporte, Rogério Pinheiro.

Para a chefe da delegação do Ceará, Géssica Alexandre, acompanhar o esporte paralímpico é viver emoções. “Ceará como sempre, voltando de mala cheia, com 45 medalhas. Muitos atletas encerraram o ciclo da idade escolar esse ano e outros chegarão para abrilhantar o time. Uma mistura de saudade daqueles que a gente acompanha por muitos anos e uma satisfação ver o time se renovando. Acompanhar de perto o esporte paralímpico é ter a oportunidade de viver emoções ímpares que não se comparam com nenhuma outra. É gratificante de mais fazer parte disso tudo” disse.

O estado do Ceará conquistou a 12ª colocação, com o total de 45 medalhas (10 ouro, 16 prata e 19 bronze), foram conquistadas no terceiro e último dia de competição mais cinco medalhas, sendo dois ouro, duas pratas e um bronze.

A primeira etapa da Fase Nacional da competição sediada no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, aconteceu entre os dias 17 e 21 de novembro com provas de atletismo, tênis em cadeira de rodas, halterofilismo, futebol de cegos, basquete em cadeira de rodas 3×3, goalball, taekwondo e rúgbi em cadeira de rodas. Já entre os dias 26 e 28 de novembro, aconteceram as disputas de natação, vôlei sentado, futebol PC (paralisados cerebrais), judô, badminton, tênis de mesa e bocha.

A competição tem como objetivo desempenhar um papel central no desenvolvimento das futuras gerações do paradesporto brasileiro, consolidando-se como o maior encontro mundial para jovens atletas com deficiência.

Veja os últimos resultados:

Modalidade: Bocha Paralímpica
Classe: BC3 – categoria B
Atleta: Enrico Gomes Paiva
Colocação: 2° colocado (Prata)
Escola: Escola Johnson
Município: Fortaleza

Modalidade: Badminton.
Prova: Simples masculino SL4- B*
Atleta: Lucas Benjamin Mendes Figueiredo de Almeida
Colocação: 1° colocado (Ouro)
Escola: Colégio Ateneu
Município: Fortaleza

Modalidade: Tênis de Mesa.
Prova: Individual MAS Classe 8
Atleta: Tiago Freitas
Colocação: 1° colocado (Ouro)
Escola: Colégio 7 de Setembro
Município: Fortaleza

Modalidade: Tênis de Mesa
Prova: Individual MAS Classes 2 a 5.
Atleta: Kaio Sousa
Colocação: 2° colocado (Prata)
Escola: Centro Educacional Doris Johnson.
Município: Fortaleza

Modalidade: Tênis de Mesa
Prova: Individual MAS Classe 4
Atleta: João Felipe Carneiro
Colocação: 3° colocado (Bronze)
Escola: Colégio Darwin
Município: Fortaleza