Sesporte participa de audiência pública que trata do enfrentamento à LGBTfobia no futebol Cearense

31 de outubro de 2025 - 11:58 # #

Nesta quinta-feira (30), o titular da pasta do esporte, secretário Rogério Pinheiro, participou da audiência pública na Assembleia Legislativa do Ceará (ALECE), que discutiu sobre o entretenimento à LGBTfobia no futebol Cearense. A iniciativa atende a requerimento apresentado pelo deputado Guilherme Sampaio (PT).

Na audiência, o secretário do Esporte, Rogério Pinheiro, falou da ação da Arena Castelão em exibir vídeo contra a homofobia. “Essa pauta já é algo que a gente vem discutindo no grupo de trabalho de enfretamento a LGBTfobia. Tudo que foi dito aqui pelos representantes da sociedade é algo que acompanhamos em todos os jogos, atuamos como um fiscal. Quando detectamos cantos homofônicos são proferidos, a gente já exibe de imediato por meio de vídeo da proibição”, disse.

A realização da audiência foi sugerida pela Secretaria da Diversidade, com o objetivo de dar amplitude a esse tema. A secretária da Diversidade do Estado, Mitchelle Meire, lembrou que as ações também precisam ser realizadas no interior do estado.

Também participaram do debate a procuradora-chefe do Ministério Público do Trabalho (MPT) no Ceará (MPT-CE), Ana Valéria Targino de Vasconcelos; o secretário executivo do Trabalho e Empreendedorismo, Renan Ridley;  Federação Cearense de Futebol, Geobert Harry; o procurador regional dos Direitos do Cidadão do Ministério Público Federal no Ceará, procurador Alessander Sales; o representante do Núcleo Permanente de Ações Integradas de Combate à Violência nos Estádios de Futebol (Nudetor/Mpce), promotor de Justiça Antônio Edvandro Elias de França; a coordenadora do Centro de Referência da Diversidade Municipal Janaína Dutra, Ivna Costa; a secretária municipal dos Direitos Humanos do Crato, Zeneide Queiroz; a procuradora-chefe do Ministério Público do Trabalho (MPT) no Ceará (MPT-CE), Ana Valéria Targino de Vasconcelos.