Terra FC promove campeonato para levar educação ambiental a crianças e jovens por meio do esporte
26 de setembro de 2025 - 17:21 #Projeto Esporte em 3 Tempos #sesporte #Terra FC
Ex-treinador René Simões, parte do Terra FC, participa de ação do Gols pela Terra em Minas (Divulgação)
Gols pela Terra premiará instituições, educadores e estudantes que se destacarem entre as
cinco regiões do país; inscrições para participar vão até o dia 10 de outubro
A inclusão da mudança do clima no currículo escolar, prevista pela Lei 14.926/2024 e obrigatória a partir deste ano, trouxe um novo desafio para educadores: como abordar um tema urgente, mas muitas vezes abstrato, de forma engajadora e acessível para crianças e jovens? É nesse contexto que o Terra FC, campanha global que mobiliza o futebol em torno da pauta climática, realiza a edição nacional do Gols pela Terra, um campeonato que transforma atividades de educação ambiental em uma disputa lúdica e cooperativa. No Ceará, uma parceria foi estabelecida com a Secretária do Esporte para promover o Gols pela pela Terra junto aos núcleos do projeto Esporte em 3 Tempos por todo o estado.
A iniciativa busca engajar escolas, projetos sociais e organizações da sociedade civil, e premiará as instituições, educadores e estudantes que se destacarem entre as cinco regiões do país. Entre os prêmios, estão tablets, notebooks e kits esportivos. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas neste link até o dia 10 de outubro.
“Assim como no futebol, a educação climática começa na base. Queremos que crianças e jovens aprendam brincando e levem esse conhecimento para suas famílias e comunidades. E com a COP 30 acontecendo no Brasil, este é o momento certo para mostrar que a sociedade civil também pode entrar em campo diante da crise climática”, afirma Marcos Botelho, diretor do Terra FC.
Após a inscrição, os educadores participam de encontros formativos online e recebem gratuitamente um kit de ferramentas com propostas de atividades. O material reúne dinâmicas para sala de aula e exercícios esportivos adaptados, como quiz sobre mudanças climáticas, amistosos em que a arrecadação de recicláveis define o placar, mutirões de limpeza e jogos que calculam a pegada de carbono de uma partida de futebol.
Cada atividade socioambiental desenvolvida pelos participantes vale “gols” pelo planeta. O envio das ações deve ser feito até 18 de outubro, e os vencedores serão anunciados em 4 de novembro. “Como a aproximação do prazo para o envio das atividades, recomendamos que os interessados enviem o quanto antes o pedido para participar, para que haja tempo de conseguir mais pontos”, diz Marcos Botelho. Em 2024, a primeira edição do campeonato, realizada apenas no Rio de Janeiro, reuniu mais de 11 mil crianças e jovens.
Sobre o Terra FC
O Terra FC é uma campanha de mobilização climática que usa o poder do futebol para proteger o que amamos. Com foco na preparação para a COP 30, em Belém, a iniciativa convoca torcedores, clubes, atletas e governos para entrar em campo pelas ações climáticas, transformando cada jogo em um movimento de impacto. É conduzida por uma coalizão de clubes, organizações comunitárias e entidades da sociedade civil brasileira e internacional, convocadas pela Onda Solidária e pela Count Us In. http://terrafc.com.br
Imprensa | 2PRÓ Comunicação
Giuliana Vallone – giuliana.vallone@2pro.com.br
+55 11 97396-6613
Eduardo Nunes – eduardo.nunes@2pro.com.br