Governo do Ceará finaliza 12ª edição dos Jogos dos Povos Indígenas e revela os campeões
28 de janeiro de 2025 - 09:00 #Jogos dos Povos Indígenas do Ceará #sesporte
A 12ª edição dos Jogos dos Povos Indígenas chegou ao fim nesse final de semana e revelou os campeões dessa edição. O Governo do Ceará por meio da Secretaria do Esporte (Sesporte) realizou nos dias 23 a 26 de janeiro, na Aldeia Gameleira do Povo Tapuia (Kariri), em São Benedito.
Para o secretário do Esporte, Rogério Pinheiro, o evento além promover o esporte fortalece a cultura indígena. “Celebrar a 12ª edição dos Jogos dos Povos Indígenas é uma honra para o Governo do Ceará. Ao promover o esporte, fortalecemos a identidade cultural, transmitimos conhecimento e contribuímos para a transformação social de nossos povos indígenas. O evento oferta conhecimentos para as futuras gerações com a realização da feira e apresentação cultural e revela futuros atletas”, afirmou.
A competição contou com mil indígenas e a participação de 21 delegações formada por pessoas indígenas de 15 etnias pertencentes a 19 municípios do estado do Ceará, que disputaram nove modalidades esportivas e tradicionais: arco e flecha, arremesso de lança, tiro de baladeira, queda de braço, corrida de 100 metros rasos, cabo de guerra, corrida da tora, futebol de campo e corrida revezada de 400 metros com a maraca.
Veja aqui os resultados.
O evento busca a integração dos povos indígenas, como forma de criar um intercâmbio cultural esportivo e de lazer que ajude no resgate das modalidades tradicionais, possibilitando a troca de experiências, o fortalecimento da cidadania, da identidade étnica, contribuindo para o reconhecimento de suas etnias por toda a sociedade em geral.
Para a indígena, Elizângela Duarte, da etnia Anacé, do município de Caucaia, que conquistou quatro medalhas, o momento foi muito bom e gratificante. “Foi um momento muito bom em que a gente conhece novas pessoas e se sente muito acolhido pela etnia anfitriã, eles têm um cuidado de receber e cuidar. Os jogos é um momento muito gratificante, muito gostoso, sair da nossa terra do nosso lugar e chegar em um local onde a gente é bem recebido, e assim vivenciar momentos de descontração de brincadeiras tudo isso é muito bom”, disse.
A programação contou com atividades culturais, incluindo apresentações de danças e músicas típicas, reforçando a riqueza cultural dos povos indígenas.
Os Jogos Indígenas do Ceará são uma realização do Governo do Ceará por meio da Secretaria do Esporte (Sesporte), Secretária dos Povos Indígenas do Ceará (SepinCE) e Centro de Defesa e Promoção dos Direitos Humanos da Arquidiocese de Fortaleza (CDPDH).