Arena Castelão inicia revitalização do gramado

11 de dezembro de 2024 - 12:59 #

O maior equipamento esportivo do Estado do Ceará, Arena Castelão, finalizou a temporada de jogos de 2024, com o total de 63 jogos realizados. O último jogo realizado no domingo (8), entre Fortaleza x Internacional, encerrou a rodada do Campeonato Brasileiro Série A, no equipamento.

A Arena Castelão já está se preparando para receber a temporada 2025, iniciando a revitalização do gramado, a Campanelli Gramados Esportivos, empresa responsável pela manutenção do gramado, iniciou às operações após o último jogo, objetivando recuperar e preparar o gramado para a próxima temporada.

“Já iniciamos os trabalhos no gramado para receber os jogos do ano de 2025, com os times cearenses na Série A, estamos nos preparando para receber grandes jogos e oferecer um espetáculo ainda melhor para a torcida”, afirmou o secretário do Esporte, Rogério Pinheiro.

Inicialmente estão sendo realizados sucessivos cortes helicoidais e verticais, rebaixando a altura do gramado e removendo o excesso de palha acumulada durante o ano, abrindo espaço para a entrada de nutrientes e renovação da grama.

Na sequência serão realizadas as operações de descompactação e aeração do solo. Na descompactação pinos sólidos perfuram o gramado e realizam a quebra da camada compactada do solo, permitindo uma maior oxigenação das raízes e melhoria na infiltração de água, proporcionando condições favoráveis para o desenvolvimento da grama e maior segurança para os atletas, reduzindo os riscos de lesões. Já na aeração, pinos ocos (vazados) adentram ao gramado e ao saírem realizam a retirada de tubetes de material argiloso prejudicial à qualidade do campo. Em seguida todo esse material é removido, permitindo assim acesso de novos nutrientes, maior oxigenação e espaço para crescimento das raízes.

A operação será finalizada com a operação de top dressing (cobertura), com areia, adubos e corretivos, buscando melhorar o micronivelamento do campo e fornecer nutrientes para crescimento da grama.

Concluída essa primeira etapa, será iniciado um programa intenso de adubações minerais e foliares, controles fitossanitário de pragas e doenças, e seletivo de plantas daninhas, além de cortes helicoidais.