Toré e o fogo sagrado marcam a abertura dos XI Jogos dos Povos Indígenas do Ceará.
19 de janeiro de 2024 - 13:31
Manifestações culturais e mensagem de boas vindas da Cacique Pequena, Jenipapo Canindé, marcou a abertura dos XI Jogos dos Povos Indígenas do Ceará, realizado nesta sexta-feira (19),na Praça Cônego Eduardo Araripe, em Aquiraz.
De acordo com o secretário do Esporte, Rogério Pinheiro, a realização de mais uma edição dos jogos é um momento de homenagear as etnias indígenas. “Esses jogos são tradicionais, vai ser uma competição espetacular. É uma grande honra para a secretaria do esporte realizar mais uma edição, estamos reforçando a tradição dos povos indígenas e homenageando todas as etnias do nosso estado”.
Para a indígena, Brena Tabajara, participante da modalidade de Corrida com tora e corrida revezada com maraca, do município de Monsenhor Tabosa, o momento é de união do povos indígenas.
“Nós estamos aqui para se juntar cada vez mais para unir os povos indígenas do estado do Ceará e estamos aqui não só para competir mas para se unir e eu estou muito feliz em estar aqui”.
Os jogos acontecem até o dia 21, com as disputas em nove modalidades esportivas e tradicionais, dentre elas o Arco e Flecha, Arremesso de Lança, Cabo de Guerra, Corrida da Tora, Corrida Revezada com maraca, Futebol de Campo, Nado livre, Queda de Braço e Tiro de baladeira.
A competição recebe mais de 900 indígenas de 15 etnias de 19 municípios.
A programação conta com apresentações culturais e feira onde serão expostos e comercializados os artesanatos produzidos pelas diversas etnias que participam dos jogos.
Participaram da abertura: Juliana alves Cacika Irê, secretária estadual dos Povos Indígenas, Bruno Gonçalves, prefeito de Aquiraz, Carla Ibiapina, primeira dama de Aquiraz, Karkaju Pataxó,
Representante do Ministério dos Povos Indígenas, Weibe Tapeba de Caucaia, secretário de Saúde indígena do Ministério da Saúde, Narcisio Junior, secretário Executivo da Secretaria de Diversidade Sexual, Marnei Cavalcante, secretário de Esporte Aquiraz e Camila Vieira, representando a defensoria pública.