Delegação Cearense recebe passagens aéreas para participar das Paralimpíadas Escolares 2021, em São Paulo

19 de novembro de 2021 - 11:39

A Secretaria do Esporte e Juventude (Sejuv) entregou, nesta sexta-feira (19), as passagens aéreas para delegação cearense, que irão participar das Paralimpíadas Escolares 2021, nos dia 23 a 26 de novembro, em São Paulo. Participam da competição alunos com deficiência física, visual e intelectual, com idade mínima de 11 anos (nascidos em 2010) e máxima de 18 anos (nascidos em 2003).

“É um grande prazer recebe-los os nossos paratletas que irão representar o nosso estado nessa grande competição escolar a nível nacional. Queremos que todos aproveitem essa oportunidade independente de resultados se porventura trouxerem grandes resultados será muito bem-vindo. Não percam a essência de fazer o que gosta, todos são vencedores por tudo que vocês enfrentam no dia a dia”, salientou o secretário do Esporte e Juventude, Rogério Pinheiro.

A delegação Cearense Paralímpica conta com 66 pessoas – entre atletas, técnicos, dirigentes e staffs. Os alunos participantes cearenses irão disputar oito modalidades: atletismo, natação, tênis de mesa e bocha, basquete em cadeira de rodas, futebol de 5, vôlei sentado, judô.

“Esse ano iremos trazer o título para nosso estado, passamos o ano todo treinando para essa competição”, disse o aluno-atleta, Kauãn Victor Carneiro, 16 anos, Colégio Estadual Liceu do Ceará, atleta de basquete em cadeira de rodas.

Este é o maior evento mundial para crianças com deficiência em idade escolar. A competição envolve paratletas com deficiências física, intelectual e visual em atividades esportivas de todas as escolas do estado do Brasil, uma competição nacional nos naipes feminino e masculino. Ao todo, 13 modalidades entram na disputa: Atletismo, Bocha, Futebol de 5, Futebol de PC, Goalball, Judô, Natação, Tênis de Mesa, Tênis em Cadeira de Rodas, Voleibol Sentado, Basquete em Cadeira de Rodas e Parabadminto.

As Paralimpíadas Escolares 2021 têm por finalidade estimular a participação dos estudantes com deficiência física, visual e intelectual em atividades esportivas de todas as escolas do território nacional, promovendo ampla mobilização em torno do esporte. O evento é uma realização do Comitê Paralímpico Brasileiro – CPB e do Ministério da Cidadania por meio da Secretaria Especial de Esporte, tendo como responsabilidade exclusiva a realização da Etapa nacional.

Após o evento os alunos-atletas participaram de visita guiada na Arena Castelão.