Arena Multiuso Castelão encaminha mais de 11 mil kg de lixo para reciclagem

5 de fevereiro de 2020 - 15:40 # # #

A Secretaria do Esporte e Juventude (Sejuv) encaminhou para a Associação dos Catadores do Jangurussu (Ascajan), 11.377 kg de resíduos gerados durante onze partidas do ano passado da Arena Multiuso Castelão, quase uma tonelada por jogo. A parceria teve início no mês de outubro de 2019 onde contou com a reciclagem em alguns jogos.

Nesta temporada a parceria continua. No primeiro jogo entre Fortaleza e Ceará, pela Copa do Nordeste, o resultado da reciclagem foi de 710 kg. A separação do material é feita no próprio local: os resíduos secos, que podem ser reciclados, são triados por categoria, ensacados e enviados para a cooperativa.

O secretário do Esporte e Juventude, Rogério Pinheiro, disse que a coleta seletiva será realizada da mesma maneira do ano passado, pela associação em parceria com os clubes. “Os clubes continuam com a responsabilidade de limpeza do estádio e vão concentrar os resíduos na área destinada na Arena Multiuso”.

De acordo com a secretária da Ascajan, Natália Gonçalves, a arena produz um dos resíduos mais valiosos da reciclagem. ”Estamos reciclando aqui na arena um dos resíduos mais valiosos que é a latinha de alumínio, ele é o produto mais caro. Não tínhamos esse material com muito volume, depois que começamos a pegar aqui no Castelão nosso número aumentou”.

A ação é fruto da assinatura do Termo de Compromisso Coleta Seletiva Solidária, firmado entre o Governo do Estado e nove associações de catadores.