Sejuv assina termo de compromisso com o programa Coleta Seletiva Solidária

9 de outubro de 2019 - 15:15 #

A ação visa a diminuição do descarte de resíduos sólidos no ambiente cearense

O Secretário titular da Secretaria de Esporte e Juventude, Rogério Pinheiro, assinou nesta quarta-feira (9), o termo de compromisso para a Coleta e Destinação de Resíduos Reciclável, no âmbito do programa Coleta Seletiva Solidária, que tem como órgão gestor a Secretaria do Meio Ambiente (SEMA).

A ação tem como principal objetivo a criação de processos que diminuam o descarte de resíduos sólidos no ambiente cearense, além de incentivar a inclusão social e a emancipação econômica de catadores de materiais recicláveis a partir da realização da coleta seletiva nos órgãos públicos estaduais com a participação de associações e/ou cooperativas de catadores. A Associação de Catadores do Jangurussu foi à sorteada para coletar os resíduos recicláveis produzidos pela Sejuv.

“A Sejuv sela hoje o compromisso com a coleta seletiva. Como um dos órgãos que mais produz lixo reciclável, recebendo cerca de 30 mil pessoas por semana na Arena Castelão, nós não poderíamos deixar de sermos os primeiros a aderir o programa. Além de estar gerando, com a Associação de catadores do Jangurussu, uma renda a mais para essa parcela tão importante da comunidade que faz um trabalho diferenciado beneficiando toda a sociedade. Para nós não é só uma obrigação mas também um prazer operacionalizar essa ação, dando a destinação correta ao lixo”, declarou o secretário do Esporte e Juventude, Rogério Pinheiro.

A coleta seletiva solidaria acontece nos órgãos da administração pública direta e indireta, a partir do decreto de número 32.981, de 21 de fevereiro de 2019. O processo se dá através da separação do lixo na fonte geradora, tendo o material coletado por associações e/ou cooperativas de catadores escolhidas através de sorteio e avaliação de quesitos, sendo assim devolvidos ao seu ciclo produtivo.

A Secretaria do Meio Ambiente é responsável por gerir o projeto, coordenar as comissões setoriais, avaliar os quesitos e realizar os sorteios para a seleção das associações e/ou cooperativas, os Órgãos de administração pública são responsáveis por implantar e supervisionar a separação dos resíduos recicláveis e as associações e cooperativas de catadores são os habilitados a coletar os resíduos na fonte geradora.

“A Secretaria de Esporte e Juventude está de parabéns por ser uma das primeiras a aderir o projeto, servindo de exemplo para o restante do Estado. Certamente com os grandes eventos promovidos tanto na Arena Castelão, quanto no CFO, nós teremos um importante trabalho a ser feito e um montante muito bom de lixo destinado para coleta. Nós estamos muito felizes de contar com a Sejuv neste importante projeto em proteção ao meio ambiente e a nossa saúde”, destacou Arthur Bruno, secretário do Meio Ambiente.

Também estiveram presentes na solenidade, a secretária Executiva do Esporte, Jade Romero, o secretário de Planejamento e Gestão da Sejuv, Igor Almeida, Cláudia Helena, membro da comissão setorial, a coordenadora da Associação de Catadores do Jangurussu, Benedita do Carmo, e a presidente da rede de catadores de materiais reciclável do Estado do Ceará, Lilian Teixeira.