Eventos esportivos marcam final de semana intenso de atividades no CFO
26 de novembro de 2018 - 09:00 #CFO #sesporte
Entre os dias 24 e 25 de novembro, o equipamento comportou cinco certames de várias modalidades
Neste último final de semana, entre os dias 24 e 25 de novembro, o Centro de Formação Olímpica (CFO), com o apoio da Secretaria do Esporte do Estado do Ceará (Sesporte), abrigou ao mesmo tempo cinco eventos esportivos, passando por várias modalidades, como: futebol de campo, handebol, jiu-jítsu e taekwondo.
O complexo recebeu pela manhã o Torneio de Futebol Feminino Sub-17, realizado por meio do CBF Social, que retornou a cidade de Fortaleza para tratar sobre o futebol feminino, com o objetivo de promover e incentivar o desenvolvimento da modalidade em todo o Brasil. O projeto, que está em sua segunda edição, almeja atingir não apenas a capital, mas também o interior do estado.
No campo estiveram seis times, com cerca de 90 atletas nascidas entre 2001 e 2006.
“O CBF Social vêm a Fortaleza trazendo um novo projeto que está em sua segunda edição, focado no futebol feminino. A Confederação Brasileira de Futebol tem uma preocupação enorme e tem trabalhado muito forte no desenvolvimento da modalidade no país, visando contribuir, apoiar e desenvolver o futebol local, neste caso, o cearense. E claro, gostaríamos de agradecer a Sesporte e a FCF por todo o suporte que estão dando com uma estrutura maravilhosa de auditório e campo”, disse o gerente de Desenvolvimento Técnico, Responsabilidade Social e Sustentabilidade da CBF, Diogo Netto.
O CBF Social é um departamento exclusivo da CBF para fomentar ações de responsabilidade social por meio do esporte. O certame foi realizado pela Federação Cearense de Futebol (FCF) através da Confederação.
Campeonato Cearense de Handebol 2018
Fechando a programação do sábado (24), o equipamento foi novamente palco da fase classificatória do Campeonato Cearense de Handebol 2018, organizado pela FHEC.
As partidas ocorreram nas quadras de treinamento A e B do complexo esportivo, que contou com diversas disputas acaloradas nas seguintes categorias: infantil, cadete, juvenil e adulto 1ª e 2ª divisão, tanto feminino quanto masculino.
“O campeonato envolve todo o estado, de extremo a extremo. Como existem poucas competições de handebol, o único evento que existe são os Jogos Escolares do Ceará que dura praticamente um final de semana, e durante o ano todo, as equipes não tem o que jogar, por isso é muito importante à realização deste campeonato, pois movimenta os municípios por cerca de sete a oito meses”, explicou o presidente da Federação de Handebol do Estado do Ceará (FHEC), Fabiano Lima.
No total o certame envolve cerca de 1000 atletas com mais de 70 equipes incluídas. A competição esta ainda em sua primeira fase, isto é, a classificatória, que deverá se encerrar nos dia 1 e 2 de dezembro.
I Open InternationalAction – Gi/No Gi – Seletiva 2019 – 1ª Edição
O domingo (25) também foi dia de grandes competições no equipamento, trazendo a primeira edição do Open Internacional Action, torneio de Jiu-Jítsu que traz a chancela da UAEJJF/ABUDHAB, ou seja, uma das mais aclamadas federações de Jiu-Jítsu do mundo, vindas diretamente de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes.
O evento da arte suave foi organizado pelo presidente do Action Fight MMA, Júnior Gaspar, e ocorreu no ginásio principal do complexo esportivo, onde foi montado uma estrutura de tatames sobre o local. A competição teve lutas nas categorias do infantil até o master, com e sem quimono. Além de receberem suas respectivas medalhas, os campeões dos absolutos ganharam um free pass para o International Open de 2019.
II Copa Nova União Ceará 2018
Ocorrido na quadra de treinamento B do equipamento, o certame esportivo foi uma espécie de campeonato interno da Nova União Ceará, que conta com mais de 200 atletas da arte suave inscritos, entre as categorias em disputa: Infantil, Juvenil, Adulto, Absoluto e Master (1 e 2). O evento foi organizado por Guilherme Santos e pela Associação Fortaleza de Jiu-Jitsu, que é filiada a Federação de MMA do Estado do Ceará.
Super Taekwondo Open 2018
Finalizando o final de semana de grandes eventos no CFO, o complexo recebeu o Super Taekwondo Open 2018, organizado pela Federação Cearense Esportiva de Taekwondo (FECET) em parceria com o Ronin Taekwondo. Para este momento, a quadra de treinamento A foi o local definido para os confrontos entre os atletas, onde teve várias categorias em disputas: Mirim, Infantil, Cadete, Junior, Adulto e Master (1 ao 5). É importante destacar que o certame de arte marcial valeu 10 pontos para o Ranking Estadual nas categorias Série A Cadete, Juvenil e Adulto, tanto no naipe masculino quanto no feminino.