Sesporte realiza reunião de recomendações de uso e manual de conservação das Areninhas Tipo I e II

22 de outubro de 2018 - 13:25 # #

O momento foi de explanação sobre tudo que abrange os equipamentos entregues, construídos e em construção, pelo Proares e DAE

Com intuito de disseminar informações relevantes dos novos equipamentos do Governo do Estado, a Secretaria do Esporte (Sesporte) em parceira Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) e Departamento de Arquitetura e Engenharia (DAE) realizaram, nesta quarta-feira (17), uma reunião sobre procedimentos da administração e manutenção das Areninhas Tipo I e II.

A ocasião, realizada no Auditório Blanchard Girão, foi de explanação e direcionamento sobre tudo que abrange os equipamentos entregues, construídos e em construção, pelo Programa de Apoio às Reformas Sociais (Proares) e DAE, como também dialogar a cerca do comitê gestor.

“Esse encontro foi muito precioso, cheio de minucias. Dividimos questões importantes a respeito da conservação e gestão dessas estruturas esportivas. A areninha tem feito grande sucesso, tanto que decidimos levar para todas as cidades do Interior. É o maior conjunto de infraestrutura investida pelo Governo do Estado. Um equipamento de lazer diferenciado, pois serve a vários fins. É uma alternativa para projetos sociais da comunidade”, frisa o titular da pasta esportiva estadual, Euler Barbosa.

A ideia é que os equipamentos passem a contar com um aplicativo que gere acesso de informações, marcação de horários para jogos, cadastro de responsáveis e indicadores de forma em geral. A ferramenta irá contribuir no gerenciamento compartilhado entre os agentes do governo, município e sociedade civil, formatado uma gestão paritária para auxiliar na administração do espaço.

“O principal foco do comitê é que a comunidade se sinta pertencente ao equipamento e que possa cuidar tão bem quanto o poder público deve cuidar, onde possamos trazer para a gestão do local a participação do corpo social para dar celeridade no acompanhamento das obras, onde, depois de edificada e inaugurada, tenha-se a montagem do cronograma de atividades assim como o acompanhamento da manutenção, fazendo-os participar juntos de todo o processo”, explana a gerente técnica do Proares, Fátima Lourenço.

Em último momento os representantes das prefeituras municipais e dos comitês gestores, esclareceram suas dúvidas em relação as recomendações de uso e do manual de conservação das Areninhas Tipo I e II, juntamente com as construtoras e empresas fornecedoras dos pisos esportivos (grama sintética).

Participaram da ocasião, o superintendente adjunto do DAE, Arthur Façanha; técnica da STDS, Ivelene Martins, bem como o coordenador geral dos equipamentos esportivos da Secretaria de Esporte e Lazer de Fortaleza (Secel), Jefferson Carvalhal.