Modelo de gestão é debatido em 1º Simpósio do Centro de Formação Olímpica

25 de maio de 2018 - 15:44

A ideia é um plano de ocupação progressivo para atender às necessidades atuais da população cearense com pretensão de expansão para o atendimento nacional e internacional

O equipamento que faz parte do mais moderno, tecnológico e inteligente complexo de excelência esportiva da América Latina, foi debatido no 1º Simpósio de Gestão do Centro de Formação Olímpica (CFO), promovido pela Secretaria do Esporte do Estado do Ceará (Sesporte), nesta sexta-feira (25).

O momento, realizado no Auditório Blanchard Girão, foi de explanação de ideias sobre tudo que abrange o equipamento, acerca do modelo de gestão mais adequado, sendo apresentado o complexo esportivo – desde a estrutura, eventos realizados no ano de 2017 e 2018 –, além do case do Centro de Treinamento de Alto Rendimento da Amazônia (CTARA), que tem a finalidade de desenvolver, democratizar e universalizar a prática esportiva de Alto Rendimento.

“É fundamental termos várias visões para que possamos conceber o modelo de gestão do equipamento atendendo os diversos segmentos da sociedade. É um momento ímpar onde saímos com as considerações e a partir desse recebimento desenvolvido pelo estado, consigamos realizar esse modelo, monitorar, avaliar e aprimorar, mas que possa também atender os anseios do corpo social de maneira geral, seja no esporte de rendimento que foi a concepção dele, no esporte educacional e de participação”, destaca o secretário do Esporte, Euler Barbosa.

O ex-ministro do Esporte, Ricardo Leyser, explanou sobre a perspectiva de uso do complexo, “Acompanhamos o projeto do CFO desde a sua concepção original e vemos o desenvolvimento do trabalho. O centro já está tendo uma utilização razoável, com um futuro sendo desenhado e esperamos contribuir com ideias de como fazer a sustentabilidade”, pontua.

Vale ressaltar que a estrutura esportiva recebeu no período de março a dezembro de 2017 mais de 70 eventos em 19 modalidades praticadas, onde passaram cerca de 18 mil atletas e público geral acima de 90 mil espectadores.

Proposta de modelo de gestão do CFO

O Centro de Formação Olímpica tem como principal finalidade o atendimento a sociedade para o desenvolvimento do esporte, em três pilares primordiais: Desporto de Alto-Rendimento, direcionado para os atletas competitivos; Desporto Educacional, como propósito de despertar e estimular os estudantes para atividades esportivas; e Desporto Participativo, onde o complexo abre às portas para a comunidade poder  usufruir. Avalia-se também a possibilidade de desenvolver atividades artísticas e culturais, podendo fazer shows, apresentações de dança e palestras.

Propondo uma Organização Social (OS) com o Instituto Dragão do Mar (IDM), o representante da instituição e também professor de Educação Física da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Adriano Loureiro, trabalha no modelo de gestão para o pleno funcionamento do CFO.  “Tem que ser feito um plano de ocupação progressivo e observar as necessidades atuais e as possibilidades do Governo do Estado através da Sesporte juntamente com o Instituto Dragão do Mar, para iniciarmos uma atividade bem feita e consequentemente atender à população cearense. Futuramente há uma pretensão de expansão do centro para o atendimento nacional e internacional”.

Em último momento o público presente, foi dividido em quatro grupos temáticos, sendo eles: Esporte de Rendimento; Esporte Social/ Educativo; Administração / Gestão / Parcerias; e Financiamento, na qual sugeriram ações que poderiam ser integradas à gestão do CFO.

Participaram da ocasião, o secretário adjunto do Esporte, Marcos Lage; a secretária Executiva, Kátia Ferraz; o coordenador de Desenvolvimento do Esporte, Marcelo Söldon; o coordenador do Centro de Treinamento de Alto Rendimento da Amazônia (CTARA), Ricardo Ribeiro; o coordenador de projetos esportivos da Fundação Getúlio Vargas (FGV) – RJ, André Brandão; a analista de Desenvolvimento Social, Esporte e Juventude da Aprece, Márcia de Paula; bem como atletas, representantes de federações e associações esportivas do estado.

25.05.18

Assessoria de Comunicação da Sesporte – (85) 3101.4415 / 98732.1976

Rebeca Lôbo – Coordenadora de Comunicação

Ícaro Araújo – Jornalista

Mona Lisa Mazza – Jornalista

Carlos Mota – Assistente de Publicidade