Sesporte e SSPDS realizam primeira reunião com as Torcidas Organizadas

26 de março de 2018 - 11:45

A ideia foi escutar as torcidas e a partir disso encaminhar ações para atendê-las

A Secretaria do Esporte do Estado (Sesporte) em parceria com a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) reuniram-se na sexta-feira (23), no Auditório Blanchard Girão, com representantes das Torcidas Organizadas da capital cearense.

A reunião teve o propósito de dialogar e debater sobre os avanços em relação à segurança dos torcedores em dias de jogos. Foram apresentadas as propostas das torcidas presentes para melhorar o ambiente no futebol cearense como um todo. Bem como, foi realizado um balanço das ações e proposto alguns encaminhamentos.

“Tivemos um bate-papo muito franco com as Torcidas Organizadas dos clubes cearenses, e algumas demandas históricas das torcidas foram apresentadas, onde iremos tratar de encaminhar pelo Governo do Estado. Temos dois pontos fortes em relação à segurança. A primeira é a instalação de identificação por biometria facial, e a segunda é a setorização do estádio, garantindo que as organizadas tenham seu espaço próprio e adequado para fazer a festa no futebol. Avançamos também com relação ao estreitamento da relação Governo e torcidas. Espero que daqui para frente possamos construir alternativas melhores. Em breve teremos uma segunda rodada de conversa com as torcidas, e creio que estamos no caminho certo”, explanou o secretário do Esporte, Euler Barbosa.

O secretário de Segurança Pública, André Costa, destacou a proximidade das duas secretarias com as Torcidas Organizadas. “Esta é a segunda parceria que temos com a Sesporte, e juntos iremos construir soluções para os problemas que são comuns para os policiais e as torcidas. O Estado do Ceará já avançou muito nessa questão, já faz alguns anos que se vem dialogando com as torcidas organizadas, mas acredito que agora nós temos uma oportunidade de aproximar mais esse trato com a SSPDS e com a Sesporte. Com as secretarias juntas, avançaremos muito mais nas soluções”, ressaltou.

Desde a última morte envolvendo torcedores das organizadas em 2016, foram definidas estratégicas baseadas no Plano de Pacificação e Regulamentação das Torcidas Organizadas, na qual contribuiu na redução drástica no número de conflitos. “A própria SSPDS indicou que não se ouviu falar na cidade sobre os conflitos envolvendo as torcidas organizadas. Acredito que encontramos nesse momento a chance de fazer com que se concretizem a setorização do estádio Castelão e os bolsões de ônibus, para que possamos consolidar o Ceará como o Estado de referência na prevenção de conflitos entre torcidas organizadas”, afirma o coordenador Especial de Políticas Públicas e Juventude, David Barros.

Estiveram no encontro ainda o vice-presidente da Federação Cearense de Futebol (FCF), Eudes Bringel, o comandante geral da Polícia Militar do Ceará (PMCE), coronel Ronaldo Viana, o comandante da PMCE, coronel Fernando Albano, o representante da Associação Nacional das Torcidas Organizadas do Brasil (ANATORG), Régis Alves e o administrador da Luarenas, Eduardo Santos.

26.03.18
Assessoria de Comunicação da Sesporte – (85) 3101.4415 / 98732.1976
Rebeca Lôbo – Coordenadora de Comunicação
Ícaro Araújo – Jornalista
Carlos Mota – Assistente de Publicidade