Atleta cearense é superação no Tênis de Mesa

22 de fevereiro de 2018 - 14:22

O multicampeão na modalidade, Eugênio Sales, é referência no esporte paralímpico

A Secretaria do Esporte do Estado do Ceará (Sesporte), através do secretário Euler Barbosa, recebeu nesta quarta-feira (21), o presidente da Federação dos Mesatenistas do Ceará (FMC), Walberto Almeida e o atleta paralímpico multicampeão e referência no Tênis de Mesa, Eugênio Sales.

A pauta do encontro visou o apoio da Sesporte para a modalidade em questão, sobretudo pela a utilização do Centro de Formação Olímpica (CFO), tanto para fins de treinamento como para lapidação e formação de novos talentos no Ceará para este ano de 2018.

Destaque

Nascido em Itapipoca, o cearense Francisco Eugênio Sales é exemplo de superação no Tênis de Mesa adaptado. Ele tem 10 Parapan-americanos no currículo, onde conquistou o ouro no Parapan do Rio em 2007; participou de duas paraolimpíadas, a primeira em Atlanta 1996 e a segunda em Sidney 2000; conquistou medalhas em dois mundiais, em Taiwan ficou em terceiro lugar, trazendo sua primeira medalha internacional, e em 1999, na Nova Zelândia, trouxe o bronze. São quase 40 anos dedicados ao esporte, com mais de 200 medalhas obtidas em diversas competições a nível estadual, nacional e internacional. Ele também integrou a Seleção Brasileira por um longo período durante esses anos de conquista.

“Meu interesse pelo Tênis de Mesa surgiu na escola, aos 15 anos, quando brincava com os meus amigos durante o intervalo, lá tinha uma mesa e eu batia uma bolinha com eles. Depois de um tempo descobri que tinha competição paralímpica, e em 1989, me convidaram e participei da minha primeira competição, em Recife. Já tenho um bom tempo de estrada e de competições representando o Brasil”, afirmou Eugênio.

Apesar de ainda participar ativamente das competições, atualmente o foco do mesa-tenista é outro. “Eu não treino mais com aquele ímpeto de antigamente, mas não estou parado, continuo participando dos Circuitos Nacionais, Copas do Brasil, Campeonatos Brasileiros e eventos internacionais, mas meu foco hoje é na formação de novos atletas. Um grande exemplo disso é David Freitas, que descobri em 2008 durante os Jogos Paralímpicos do Ceará, na UNIFOR. Recentemente ele foi campeão individual e por equipes na Copa Tango, na Argentina em 2014, subindo para o 15º no ranking mundial e foi representante do Brasil na Classe 3, na Paralímpiada do Rio em 2016”, destacou.

Evento no CFO em 2018

A Sesporte juntamente com FMC irá realizar a Copa Nordeste – Etapa Fortaleza, evento de âmbito nacional, que trará atletas de todo o Brasil, tanto no olímpico quanto paraolímpico em todas as categorias. A competição está prevista para o período de 13 a 15 de abril.

Vale ressaltar que em 2017, o CFO recebeu a 6ª Etapa do Campeonato Cearense de Tênis de Mesa 2017 – Jogos Estaduais de Duplas e Equipes, que reuniu aproximadamente 60 atletas gabaritados, tanto olímpicos como paralímpicos. O evento foi organizado e realizado pela Federação dos Mesatenistas do Ceará (FMC) juntamente com o apoio da Sesporte.

“Para nós atletas é um sonho treinar em um grande centro esportivo como o CFO, até por que muitos treinam de maneira improvisada, e eu não falo apenas do Tênis de Mesa. Tenho muitos amigos no atletismo, na natação que estão parados porque não tem lugar onde praticar suas respectivas modalidades, principalmente o paraolímpico. Então a utilização do CFO é fundamental para o desenvolvimento do esporte cearense”, frisou o mesa-tenista Eugênio Sales.

Foto: Izaias Vieira

22.02.18
Assessoria de Comunicação da Sesporte – (85) 3101.4415 / 98732.1976
Rebeca Lôbo – Coordenadora de Comunicação
Ícaro Araújo – Jornalista
Carlos Mota – Assistente de Publicidade