Governo firma convênio com os clubes Ceará e Fortaleza para beneficiar jovens das comunidades Babilônia e Gereba, na Capital

20 de fevereiro de 2018 - 16:50

A parceria entre os órgãos governamentais e os clubes é para solidificar as ações de cunho esportivo e social

O Governo do Estado, através da Secretaria do Esporte do Estado do Ceará (Sesporte), realizou nesta terça-feira (20), durante a transmissão ao vivo com o governador Camilo Santana, a assinatura do Termo de Cooperação Técnica, que contou com a participação do titular da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), representantes do Ceará Sporting Club, Fortaleza Esporte Clube, bem como jogadores e comunidades beneficiadas.

O termo tem o propósito de firmar uma parceria entre os órgãos governamentais e os clubes para solidificar as ações de cunho esportivo e social voltadas para a modalidade do futebol, onde estão sendo desenvolvidas em áreas de vulnerabilidade social, como nas comunidades da Babilônia e do Gereba.

“Parabéns aos clubes e a todos os envolvidos, a Secretaria de Esporte, Secretaria de Segurança. Não tenho dúvida que essa é uma grande contribuição para os nossos jovens, é o caminho para construir um estado de paz”, disse o governador.

O secretário de Esporte, Euler Barbosa, disse que o plano é ampliar a parceria em breve. “Estamos iniciando a partir de hoje uma grande parceria através deste projeto-modelo das escolinhas dos clubes Ceará e Fortaleza nesses locais. Serão 120 vagas para cada clube, onde a supervisão técnica será por conta de cada um deles e o Governo do Estado entra com mão de obra e com parte do material esportivo. A ideia é atendermos de antemão essas 240 crianças e adolescentes na comunidade do Barroso, para assim, dentro de pouquíssimo tempo, expandir o projeto para outras áreas da cidade e também para o interior do estado, sempre trabalhando a parte social”, explicou.

Além das escolinhas, a Sesporte mapeará os espaços físicos para a implantação de núcleos desportivos envolvendo os programas e projetos da secretaria. Aos clubes caberá à confecção de material esportivo personalizado e a ampliação das ações dos programas, como ingresso solidário, visita às sedes, descoberta de talentos e etc.

O termo foi assinado pelo titular da Sesporte, Euler Barbosa, pelo secretário da SSPDS, André Costa, pelo diretor do Fortaleza Esporte Clube, João Fontenele Tahim, pelo vice-presidente do Ceará Sporting Club, Raimundo Pinheiro, e pelos representantes das comunidades, Otalício Lourenço e Neto Grêmio.

Programa Ceará Atleta

Ainda durante a o bate-papo com o governador Camilo Santana, foi dado oficialmente o start para as inscrições do Edital Nº 001/2018 do Programa Ceará Atleta.

“O programa nasceu da necessidade de tentarmos manter os atletas de baixa renda que praticam esporte amador. É um auxílio financeiro mensal, onde o objetivo maior é tentar viabilizar as diversas modalidades esportivas. Cerca de 10% das bolsas estão direcionadas aos paratletas”, explanou Barbosa.

20.02.18
Assessoria de Comunicação da Sesporte – (85) 3101.4415 / 98732.1976
Rebeca Lôbo – Coordenadora de Comunicação
Ícaro Araújo – Jornalista
Carlos Mota – Assistente de Publicidade