Delegação cearense participa da abertura dos Jogos da Juventude em Brasília
17 de novembro de 2017 - 08:30
Os 180 alunos-atletas vivenciaram esse momento tão aguardado para representarem o Estado
Os Jogos Escolares da Juventude 2017 em Brasília estão abertos oficialmente. A Cerimônia de Abertura realizada na noite desta quinta-feira (16) emocionou os jovens alunos-atletas, da categoria 15-17 anos de todos os Estados do Brasil, que compareceram ao Ginásio Nilson Nelson, na capital Federal.
O evento começou com duas apresentações especiais de danças. A primeira demonstração foi realizada pela Academia de Dança Bailacci. O grupo Tribo Companhia de Dança em parceria com o Instituto Juliana Castro apresentou trechos do espetáculo Stam, com passos de dança de rua e dançarinos de diversas idades.
“Agradeço a presença de todos, principalmente de vocês, jovens atletas. Com a experiência que eu tenho no meio esportivo, esse evento não deve nada aos principais campeonatos internacionais. São números grandiosos: mais de 4 mil atletas representando 1.300 escolas brasileiras. São 27 estados presentes. Tenho certeza que verei alguns de vocês nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 e em Paris 2024 verei muito mais”, afirmou o presidente do COB, Paulo Wanderley.
A delegação cearense composta por 180 estudantes, na fase individual, vivenciou esse momento tão aguardado para representarem o Estado.
O secretário do Esporte do Ceará, Euler Barbosa, enfatiza a importância da participação dos jovens cearense nos jogos “O certame estudantil é de total relevância para o desenvolvimento do desporto no Brasil. Além de incentivar a prática esportiva entre os alunos-atletas, os Jogos Escolares revelam diversos talentos. Tenho a confiança que o Ceará está bem representado para conquistar muitas medalhas durante as competições”, afirma.
Na sequência do evento, os atletas participantes dos Jogos Escolares iniciaram o tradicional desfile das delegações e bandeiras dos 27 Estados brasileiros. E ao som do grupo Patubatê, o Hino Nacional foi executado.
Um momento ímpar da solenidade foi marcado pelos juramentos dos atletas e árbitros. O primeiro foi feito pela jovem Ana Luiza Pereira França, que participou de quatro edições dos Jogos Escolares e conquistou uma medalha de ouro e duas de prata na luta olímpica. Já o juramento do árbitro foi realizado por Florenilson Itacaramby de Almeida, que tem 15 anos de experiência como árbitro do atletismo e vários eventos nacionais e internacionais no currículo.
Após os juramentos, os alunos-atletas presenciaram o grande momento da noite: o revezamento da tocha. De mão em mão, 10 atletas da elite do esporte nacional receberam o cobiçado artefato. Por fim, a medalhista de prata no Mundial de Judô de 2013 e bronze em 2017, a brasiliense Érika Miranda teve a honra de acender a pira da maior competição escolar do país.
Entre as autoridades presentes na solenidade estavam o presidente do Comitê Olímpico do Brasil, Paulo Wanderley; o Embaixador do Japão no Brasil, Akira Yamada; o governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg; o secretário nacional de Alto Rendimento do Ministério do Esporte e campeão olímpico no judô, Rogério Sampaio; o diretor geral dos Jogos Escolares da Juventude, Edgar Hubner, entre outros.
Jogos Escolares da Juventude
Considerado o maior celeiro de atletas olímpicos do país, onde revela novos talentos para o esporte brasileiro a cada edição, os Jogos Escolares da Juventude são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), com aval do Ministério do Esporte.
—
Foto: Felipe Vasconcelos
17.11.17
Assessoria de Comunicação da Sesporte – (85) 3101.4415 / 98732.1976
Rebeca Lôbo – Coordenadora de Comunicação
Ícaro Araújo – Jornalista
Carlos Mota – Assistente de Publicidade