Sesporte concede apoio à equipe de Futebol de Amputados da ADESUL

20 de setembro de 2017 - 16:22


Os paradesportistas representaram o Ceará no Campeonato Brasileiro de 2017

A Secretaria do Esporte do Estado do Ceará (Sesporte) concedeu passagens aéreas de nível nacional, conforme previsto na Portaria n° 058/2014, de 28 de fevereiro de 2014, para 13 paratletas da equipe de Futebol de Amputados da Associação D’Eficiência Superando Limites (ADESUL).

Na ocasião, os paradesportistas, convidados pela Associação Brasileira de Desporto para Deficientes Físicos (ABDDF), representaram o Ceará no Campeonato Brasileiro de Futebol de Amputados 2017. A competição é a maior da modalidade e aconteceu entre os dias 07 a 10 de setembro, na Arena Play-Off, em Aparecida de Goiânia (GO). Ao todo, 11 equipes de vários estados brasileiros disputaram.

Vale ressaltar que os jogadores da ADESUL/Maracanã fazem parte da única equipe de Futebol de Amputados do Estado do Ceará.

Para o secretário Euler Barbosa, apoiar os atletas com passagens aéreas é de extrema relevância para o desenvolvimento do esporte no Estado. ”A Sesporte tem um papel muito importante a desempenhar na sociedade através do esporte, é uma grande ferramenta de inclusão social. Por isso, apoiamos os atletas das mais diversas modalidades com passagens para que eles possam participar de competições fora do Ceará, aperfeiçoando cada vez mais o nosso nível”, comenta.

A competição tem grande importância para os paratletas cearenses, visto que, se trata de um campeonato de amplitude nacional, que conta com a participação de vários estados da Federação Brasileira. Isto consequentemente proporciona a chance dos esportistas ficarem entre os melhores do país e disputar uma possível convocação para a Seleção Brasileira de Futebol de Amputados.

O time que representou o Estado do Ceará foi composto pelos paraletas: José Emerson Soares Fernandes, André Batista da Silva, Francisco André Sousa Silva, Antônio João da Silva, José Jackson Maciel da Silva, Francisco Alex Rabelo Pessoa, Julio Casar Cunha da Silva, Antônio Lidiano Pereira da Silva, Raimundo Romário de Sousa Nascimento, Francisco Reginaldo Rodrigues da Silva, Edinaldo Gomes da Silva, Francisco Anderson de Souza Braga e Francisco Claudio Amora da Silva.

Na tabela de classificação geral, a equipe ADESUL ficou em 7º colocado, e o atleta Francisco André Sousa Silva foi convocado oficialmente para a Seleção Brasileira. “Fiquei sem acreditar. Até achei que fosse brincadeira, porque estou no futebol de amputados a pouco mais de quatro meses. Então para mim é uma satisfação imensa representar não apenas o Ceará, mas o meu país”, contou o jogador, mais conhecido como Andrézinho.

Futebol de Amputados

Esta modalidade, que existe desde a década de 80, é uma variação do futebol convencional, onde só podem participar atletas com amputação de membro inferior (jogadores de linha) e superior (goleiro). As partidas acontecem em campos society e seguem a dinâmica do Fut7, isto é, com sete jogadores de cada lado e com duração de dois tempos de 25 minutos. Fora esses “detalhes”, as regras como um todo seguem o padrão do futebol.



Fotos: Izaias Vieira

20.09.17
Assessoria de Comunicação da Sesporte – (85) 3101.4415 / 98732.1976
Rebeca Lôbo – Coordenadora de Comunicação
Ícaro Araújo – Jornalista
Carlos Mota – Assistente de Publicidade