CFO recebe solenidade de encerramento da I Olimpíada Socioeducativa
29 de junho de 2017 - 16:19
Na ocasião foi apresentado o Programa “Esporte Gera Ação” que visa estimular a prática do esporte entre os adolescentes privados de liberdade
O Centro de Formação Olímpica (CFO) foi palco da solenidade de encerramento da I Olimpíada Socioeducativa promovida pela Superintendência Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas), na manhã desta quinta-feira (29). Durante o evento, estiveram presentes a vice-governadora, Izolda Cela, o superintendente do Seas, Cassio Franco, o secretário do Esporte do Estado, Euler Barbosa e representantes das federações cearenses de esporte.
Com o intuito de promover o intercâmbio esportivo entre as unidades e o protagonismo juvenil dos adolescentes que cumprem medidas socioeducativas em Fortaleza, o superintendente do Seas, Cassio Franco, celebrou o primeiro ano de superintendência do órgão, que foi criado com a missão de estruturar e oferecer novas oportunidades, tanto para os trabalhadores, quanto para os jovens que estão cumprindo medidas socioeducativas. “As olimpíadas foram abertas no início do mês no Centro Socioeducativo do Canindezinho em Fortaleza, diante de quatro modalidades esportivas que serão desenvolvidas como escolinhas de formação dentro dos centros, numa perspectiva de disciplina, esporte e lazer”, afirma.
Sobre a importância dessa iniciativa para o esporte no Ceará, o secretário do Esporte do Estado, Euler Barbosa, evidenciou o CFO como um promissor formador de esportistas qualificados “Os jovens que competiram nas Olimpíadas do Sistema Socioeducativo estarão em breve participando de treinamentos efetivos na formação de atletas no nosso equipamento, e quem sabe, sairão os nossos representantes para os próximos jogos olímpicos”, comenta.
Na ocasião, os adolescentes realizaram demonstrações de karatê, handebol e hip hop. Houve ainda o lançamento do Programa “Esporte Gera Ação” que visa estimular a prática do esporte entre os adolescentes privados de liberdade como parte do processo educacional e social. O Programa será realizado por meio de parcerias com as Federações Esportivas que atuam no Estado.
A vice-governadora, Izolda Cela, destacou que o trabalho nessa área precisa de muito empenho, bem como ressaltou o propósito do projeto “Ações como essa são possíveis em virtude do trabalho e dedicação de muitos. O objetivo é oferecer para a juventude boas oportunidades e possibilidades de engajamento em processos importantes para a vida, educação, esporte e cultura”, finaliza.
O presidente da Associação das Federações Esportivas do Estado Ceará, Jerry Welton, salientou a respeito das atividades do programa como um divisor de águas não apenas no Estado do Ceará, como também no Brasil. “Nós temos a possibilidade de desenvolver a capacidade de sonhar desses adolescentes. Essa é uma ação efetiva do poder público para resgatar essa sociedade que estão inseridos no sistema socioeducativo”, complementa.
Os ex-atletas e atletas atuantes no Estado do Ceará, como: Manoel Tobias, Marcelo Boeck, Rafael Costa, Sergio Alves e outros, ainda foram agraciar os socioeducandos com medalhas e troféus, incentivando a prática do esporte no sistema socioeducativo.
Ao todo 240 adolescentes participaram das competições, que ocorreram entre os dias 12 e 28 de junho, nas seguintes modalidades: futsal, futebol society, tênis de mesa e xadrez.
—
29.06.17
Assessoria de Comunicação da Sesporte – (85) 3101.4415 / 98732.1976
Rebeca Lôbo – Coordenadora de Comunicação
Ícaro Araújo – Jornalista