CFO recebe as Olimpíadas Especiais Brasil
10 de junho de 2017 - 12:54
O festival de natação, futsal e atletismo contou com a participação de 130 atletas
O Centro de Formação Olímpica (CFO) recebeu neste sábado (10), as Olimpíadas Especiais Brasil – Festival de Futsal, Atletismo e Natação, que tem como propósito promover a integração e socialização entre os atletas com deficiência, bem como de ampliar a atuação pelo Brasil.
A cerimônia de abertura do festival contou com a participação de 130 atletas de oito instituições, são elas: Centro de Reabilitação de Maracanaú (CIRM), APAE Eusébio, APAE Maracanaú, Adesul, Cotolengo Caucaia e APABB. O evento contou ainda com 250 voluntários, 5 médicos (com atendimento em odontologia, psicologia, fisioterapia e terapia ocupacional) e 50 profissionais da área da saúde.
Após o acendimento da tocha olímpica, começaram as disputas. Durante a competição, a equipe do Programa Atletas Saudáveis da OEB, atuou em paralelo, avaliando os esportistas juntamente com os acadêmicos e profissionais locais.
O secretário adjunto do Esporte, Wilame Alencar, prestigiou o festival e ressaltou o valor de inclusão social “Precisamos cada vez mais difundir a prática paralímpica pelo o Estado do Ceará. As Olimpíadas Especiais é uma das formas de favorecer a elevação da autoestima desses atletas, bem como, promover a integração esportiva. A Sesporte tem plena consciência que o esporte paralímpico é extremamente relevante para o desenvolvimento do indivíduo como um todo”, afirma.
O assessor das Olimpíadas Especiais, Demógenes Araújo, falou sobre a importância da realização do evento no Centro de Formação Olímpica “Nós temos no Ceará um dos maiores equipamentos de esporte do Brasil. O CFO é uma referência para o esporte olímpico e paralímpico. Por isso nós visamos muito à questão do centro esportivo, porque se trata de um complexo grandioso e nós precisamos oportunizar para as pessoas com deficiência essa prática do desporte, além de um momento de inclusão. As Olimpíadas Especiais não tem o princípio de rendimento, mas sim participativo. A Sesporte teve essa visão de sempre nos apoiar e agradecemos”, finaliza.
As Olimpíadas Especiais (Special Olympics) é um evento esportivo que atua como instrumento de inserção e integração social para pessoas com Síndrome de Down, Autismo e outras deficiências intelectuais. Sendo uma entidade sem fins lucrativos, ela é representada no Brasil pela Fundação Special Olympics Brasil – Promoção de Esportes.
—
Fotos: Felipe Vasconcelos
10.06.17
Assessoria de Comunicação da Sesporte – (85) 3101.4415 / 98732.1976
Rebeca Lôbo – Coordenadora de Comunicação
Ícaro Araújo – Jornalista