Cerimônia marca abertura das finais dos Jogos Escolares do Ceará

20 de agosto de 2016 - 13:26

Os Jogos Escolares do Ceará (JEC) ganharam, nesta sexta-feira (19), uma noite de muita confraternização e misturas de ritmos, com a solenidade de abertura do certame estudantil cearense. A cerimônia, realizada no ginásio do Centro de Formação Olímpica do Nordeste, contou com a presença do secretário do Esporte, Jeová Mota, além da secretária executiva da Educação, Dalila Saldanha, e do coordenador especial de Juventude, David Barros.

Disputado ao longo de cinco meses, o reformulado torneio reuniu mais de 80 mil alunos-atletas, um recorde que concretizou o objetivo democratização dos Jogos. Agora, na Fase Estadual, os estudantes de 12 a 14 anos de categorias individuais e coletivas buscam o título que garante vaga para os Jogos Escolares da Juventude, que acontece em João Pessoa/PB entre os dias 20 e 29 de setembro.

Para o secretário Jeová Mota, a proporção que o JEC tomou em 2016 se deve a uma parceria entre a Secretaria do Esporte, Secretaria da Educação (Seduc) e Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para a Juventude (Cojuv).

“Ficou muito claro que os Jogos Escolares do Ceará tomaram um caminho sem volta, uma trajetória de crescimento que irá elevar o esporte cearense, principalmente aquele praticado nas escolas de todo o Estado, a um patamar elevado de qualidade. Neste ano, batemos recordes, mas não podemos avaliar apenas números quando eles mostram que jovens de todas as regiões do Ceará se confraternizaram através do esporte. Não se pode deixar passar também o fato de que não foi a Sesporte sozinha que conquistou esse avanço, tivemos o apoio incansável da Seduc e da Cojuv, que carregam conosco os méritos da boa organização”, destaca Mota.

A Fase Estadual reúne 1.334 alunos-atletas em Fortaleza. A Capital, inclusive, tem a maior delegação nos Jogos, com 493 componentes, sendo Iguatu e Russas as principais comitivas do interior cearense, com 29 pessoas. Nas modalidades individuais, 79 municípios estão sendo representados, enquanto que 25 cidades têm participantes nos esportes coletivos.

As competições seguem no Centro de Formação Olímpica do Nordeste até o domingo (21).