UFC Fortaleza bate recorde de finalizações e marca edição histórica do evento
11 de junho de 2013 - 11:57
Desde 1995, no UFC 7, não havia tantas finalizações em uma mesma noite.
No último sábado (8), Fortaleza sediou no Ginásio Paulo Sarasate um dos maiores eventos esportivos da atualidade, o UFC – Ultimate Fighter. Foi a 1º vez que a competição foi realizada fora do eixo Sul/Sudeste. O UFC de Fortaleza foi o 238º evento da história da organização, mas teve algo em como com os primórdios do Ultimate: o grande número de finalizações. A noite de sábado no Ginásio Paulo Sarasate teve oito lutas encerradas desta forma.
Apenas uma vez na história uma noite do Ultimate teve mais lutas terminadas por submissão – foi o UFC 2, em março de 1994, que teve 11, quatro delas do brasileiro Royce Gracie. À moda antiga, UFC em Fortaleza é recordista de finalizações em 18 anos.
A noite de grandes finalizações em Fortaleza começou com Antonio Braga Neto. O bicampeão mundial de jiu-jitsu venceu Anthony Smith com uma chave de joelho ainda no primeiro round. Depois, foi a vez de Caio Monstro venceu Karlos Vemola no segundo round, com um mata-leão.
Na última luta do card preliminar, Raphael Assunção passou por Vaughn Lee com uma chave de braço, também no segundo round. O show de finalizações já estava consolidado, mas aumentaria ainda mais no card principal.
Quando Rony Jason apagou o inglês Mike Wilkinson com um triângulo, depois de apenas 1min24s de combate, os torcedores presentes ao evento em Fortaleza já sabiam que estavam diante de uma noite histórica. Mas ainda tinha mais: os triângulos de mão de Daniel Sarafian em Eddie Mendez e de Leo Santos em William Patolino foram outros destaques do evento.
Erick Silva também venceu por finalização, com um triângulo invertido diante de Jason High, que lhe rendeu o prêmio como melhor da noite. E no evento principal, para fechar a noite de grandes finalizações, Fabrício Werdum fez Rodrigo Minotauro bater após uma chave de braço.
A capital do Ceará teve suas imagens transmitidas ao vivo para todo o Brasil e para mais de cem países. Estiveram presente principais atletas do MMA como Anderson Silva, Vitor Belfort, Junior Cigano, Jose Aldo, Glover Teixeira que se juntararam aos cearenses para prestigiar os lutadores que entrariam no octógono.
A lista de finalizações do UFC de Fortaleza:
Fabrício Werdum venceu Rodrigo Minotauro Nogueira – chave de braço
Leonardo Santos venceu William Patolino – triângulo de mão
Daniel Sarafian venceu Eddie Mendez – triângulo de mão
Erick Silva venceu Jason High – triângulo invertido com chave de braço
Rony Jason venceu Mike Wilkinson – triângulo
Raphael Assunção venceu Vaughan Lee – chave de braço
Caio ‘Monstro’ Magalhaes venceu Karlos Vemola – mata-leão
Antonio Braga Neto venceu Anthony Smith – chave de joelho
Sobre o Ultimate Fighting Championship®
Universalmente conhecido por seus eventos cheios de ação, que já lotaram algumas das maiores arenas e estádios, o UFC® é a organização líder de artes marciais mistas no mundo. Propriedade da Zuffa, LLC, com base em Las Vegas, Nevada (EUA) e com escritórios em Londres (Inglaterra), Toronto (Canada) e Pequim (China), o UFC® produz anualmente mais de 30 eventos ao vivo ao redor do mundo e, no Brasil, tem a transmissão da Rede Globo e do Canal Combate, canal à la carte da Globosat especializado em lutas. Maior provedor de pay-per-view no mundo, a programação do UFC inclui o famoso reality show The Ultimate Fighter, transmitido nos EUA pelo canal FX (grupo FOX) e no Brasil pela Rede Globo.
Além do seu alcance na FOX, a programação do UFC é transmitida em mais de 149 países e territórios, alcançando quase 1 bilhão de lares ao redor do mundo, em 20 línguas diferentes. O UFC também se conecta a dezenas de milhões de fãs através do UFC.com, bem como sites de mídia social como Facebook e Twitter. Dana White, presidente do UFC, é considerado um dos mais acessíveis e seguidos executivos no mundo do esporte, com mais de dois milhões de seguidores no twitter.
O UFC também possui DVDs best-sellers, revistas bimestrais, o game best-seller UFC “Undisputed” distribuído pela THQ, álbum de figurinhas distribuído pela Panini, as feiras UFC Fan Expo, produtos de vestuários, equipamentos de lutas e bonecos dos lutadores.
No Brasil, os fãs tem acesso a conteúdos exclusivos em português no site UFC Brasil (http://br.ufc.com), no Facebook através do link facebook.com/UFCBrasil e no Twitter @ufc_brasil.
Informações à imprensa:
Manuella Viana / Isaac Araújo
Assessora de Comunicação da Secretaria do Esporte do Estado
(85) 3101-4415
imprensa@esporte.ce.gov.br