Delegação cearense desembarca em São Paulo para as disputas das Paralimpíadas Escolares
16 de outubro de 2012 - 14:00
Os paraatletas contaram com o apoio da Sesporte que concedeu as passagens aéreas.
A delegação de paraatletas desembarcou em São Paulo na manhã desta segunda-feira, 15 de outubro. O sorriso nos rostos de cada participante foi a tônica da viagem. Composta por 56 pessoas, essa é a maior delegação da historia do Ceará nas Paralimpíadas Escolares. O Governo do Estado do Ceará por meio da Sesporte concedeu as passagens aéreas para todos os componentes.
Entre os atletas, algumas curiosidades. Dois deles, Italo Bernardo de 12 anos e Mauro Silva de 16, viajaram de avião pela primeira vez. Os paraatletas são deficientes visuais. Italo vai disputar os 100m rasos e o lançamento de pelota no Atletismo. Já Mauro Silva vai nadar os 50m livre. Mauro inclusive começou sua carreira nadando em uma piscina de 4 metros. Nos últimos dois meses, nadou na piscina de 25m do IFCE (Instituto Federal Tecnológico).
“Viajar de avião foi uma experiência muito legal. Isso tudo proporcionado pelo esporte que mudou completamente minha vida. Treinei muito nos dois últimos meses e quero representar bem o meu Estado. O meu maior desejo é superar as dificuldades e garantir uma medalha para o Ceará. Comecei nadando em uma piscina pequena, mas quando fui convocado para as Paralimpíadas, passei a treinar em uma outra maior. Vou dar o meu melhor”, disse Mauro.
Os cearenses participarão em quatro modalidades: atletismo, tênis de mesa, natação e tênis de campo, que serão realizadas no Complexo Desportivo Constâncio Vaz Guimarães no Ibirapuera; no Parque Anhembi; e na Escola de Educação Física da Polícia Militar, respectivamente. A cerimônia de abertura será nesta terça-feira, 16 de outubro às 19h no auditório Celso Furtado do Parque Anhembi.
As Paralimpíadas Escolares são consideradas a maior competição do planeta para atletas com deficiência em fase estudantil. 1.200 competidores de 24 estados e Distrito Federal em 10 modalidades estarão reunidos no evento. Em 2012, O número de inscritos superou o recorde de 958 participantes em 2011.
Paralimpíadas Escolares
Considerada a maior competição mundial para atletas com deficiência em fase estudantil, as Paralimpíadas Escolares, organizadas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), promovem a inclusão social, a saúde, além de ser um grande celeiro de atletas que encontram no esporte uma forma de exercer sua cidadania. Os participantes são alunos com deficiência física, visual ou intelectual, com faixa etária entre 12 e 19 anos, matriculados em escolas do ensino fundamental, médio ou especial.
Informações à imprensa:
Manuella Viana / Isaac Araújo
Assessoria de Comunicação da Secretaria do Esporte do Estado
(85) 3101-4415
imprensa@esporte.ce.gov.br