Jogos Indígenas

29 de março de 2012 - 14:12

 

Anualmente, etnias do Estado fomentam o resgate, a proteção e o incentivo às identidades culturais e manifestações esportivas de criação indígena por meio dos Jogos dos Povos Indígenas do Ceará.

O evento consiste na busca da integração dos povos indígenas existentes em nosso Estado, possibilitando a troca de experiências, o fortalecimento da cidadania, da identidade étnica, contribuindo para o reconhecimento de suas etnias por toda a sociedade em geral.

Além das manifestações culturais, acontecem disputas em oito modalidades: Arco e Flecha, Arremesso de lança, Cabo de Guerra, Corrida de Tora, Futebol, Queda-de-braço, Canoagem e Triathlon Revezado.

Os Jogos dos Povos Indígenas do Ceará são uma realização da Secretaria do Esporte do Estado (Sesporte) em parceria com o Centro de Defesa e Promoção dos Direitos Humanos da Arquidiocese de Fortaleza, visando  fomentar o resgate, a proteção e o incentivo às manifestações esportivas e culturais do índio; integrar o índio à comunidade em geral; garantir a participação indígena às práticas esportivas características; e promover o intercâmbio entre os povos indígenas, conforme o artigo 17 da Constituição Federal.