Viva+
28 de março de 2012 - 18:15
O problema da criminalidade entre os jovens transcendeu as barreiras sociais. Crimes hediondos passaram a ser praticados por crianças e adolescentes, com variados níveis de poder aquisitivo e de formação cultural, demonstrando que a falta de esperança e de melhores expectativas de vida estão se tornando generalizadas, e já fazem parte desta geração.
Essa situação se torna mais aguda nas camadas mais pobres da população, onde as perspectivas de ordem socioeconômico são ainda mais escassas (baixa qualificação e formação profissional, associada à reduzida oferta de empregos formais). Sem falar que esses jovens ainda sejam frequentemente assediados pelo submundo do crime com promessas de ganhos fáceis, quer seja pelo caminho do tráfico, quer da prostituição infantojuvenil.
Na perspectiva de contribuir para a modificação dessa realidade, a Secretaria do Esporte apresenta à sociedade cearense o Projeto Viva+, como uma iniciativa inovadora e transformadora. Este Projeto alinha-se às diretrizes e objetivos estruturantes, previstos na Conferência Nacional do Esporte, com destaque para a inclusão social e o acesso aos direitos fundamentais da pessoa, inclusive ao esporte e o lazer, sem nenhuma forma de discriminação. Como efeito, as ações do Projeto Viva+, visam a inclusão e melhoria da qualidade de vida dos jovens, em situação de risco social e pessoal, residentes na Região Metropolitana de Fortaleza.
Os núcleos do Projeto Viva +, dispõem de uma equipe de educadores e monitores de atividades físicas, desportivas e de lazer, e de uma equipe multidisciplinar, em parceria com diversas Secretarias e Órgãos do Governo do Estado tais como: Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, da Segurança Pública e Defesa Social, da Saúde, da Cultura, Tecnologia e Ensino Superior, da Justiça e Cidadania, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros à disposição da população, desenvolvendo atividades físicas, lazer, culturais e pedagógicas.
A proposta visa, a partir dos benefícios oferecidos pelas atividades esportivas e de lazer, agir preventivamente no combate à prostituição, à violência e às dependências químicas.
Objetivo Geral
Promover através de eventos diários noturnos a oferta de atividades esportivas, de lazer e culturais para o desenvolvimento humano, a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida dos jovens em situação de risco social e pessoal, em horário de maior vulnerabilidade, contribuindo para a integração dos jovens às suas famílias e comunidade minimizando riscos de envolvimento com a criminalidade e a exploração sexual.
Objetivos Específicos
• Oferecer atividades esportivas, lúdicas e culturais para jovens e adultos através dos dez núcleos do Projeto, situados em áreas reconhecidamente de maior risco e vulnerabilidade social;
• Contribuir para a redução dos índices de criminalidade juvenil, e de prostituição de adolescentes, em parceria com o Sistema Estadual de Segurança Pública;
• Contribuir para a redução e desestímulo ao consumo de drogas, bebidas alcoólicas e tabagismo;
• Promover ações articuladas e intersetoriais no âmbito do Governo do Estado e Municípios da Região Metropolitana de Fortaleza, bem como com entidades representativas da sociedade civil.