Histórias inusitadas e de superação chamam a atenção dos participantes das Olimpíadas Escolares 2011
3 de dezembro de 2011 - 17:22

Hoje é o primeiro dia de competições da etapa Nacional das Olimpíadas Escolares 2011, que acontece em Curitiba, Paraná. Na delegação cearense, casos de superação e inusitados chamam a atenção dos participantes do evento. Dois jovens atletas da Natação, que vieram em busca de uma boa colocação na competição, são exemplos. Um atleta japonês e outro que treina no rio Coreaú, na cidade de Moraújo.
O caso inusitado, é o do atleta Jun Kunboyama de 16 anos que nasceu em Yokohama, província de Kanagawa, Japão. Ele veio ao Brasil em 25 de fevereiro fazer intercâmbio cultural. A volta para a cidade natal está prevista para Janeiro de 2012. Quando perguntado como se sente defendendo o Brasil, Jun respondeu que já sente uma afinidade pelo país. “Hoje é difícil dizer onde me sinto melhor, se no Brasil ou no Japão. Estou satisfeito em representar o Ceará, um estado brasileiro, mas gostaria de representar o Japão também”, disse o atleta.
Jun disputará os 50m e os 100m livres, além dos 50m borboleta. “Estou calmo para enfrentar as competições que começam na tarde deste sábado”.
Outra história interessante é a do nadador Nerivaldo Freire Albuquerque, 17 anos, estudante da escola Huet Arruda, em Moraújo, distante 300km da capital cearense. Uma grande dificuldade é o fato do atleta não treinar em uma piscina, e sim no rio Coreaú. Nerivaldo começou a nadar com um grupo de amigos por diversão, atendendo o convite do amigo Átila que tinha noções das regras da Natação.
A falta de apoio e de condições para treinar não intimidaram o atleta. “Soube em 2009 das Olimpíadas Escolares e pedi para que a escola me inscrevesse na competição. Na primeira vez que participei, conquistei o 4° lugar”, relatou o nadador que adoeceu na viagem até Curitiba, mas vai dar o máximo de si para conseguir uma boa colocação. Nerivaldo vai disputar os 50m borboleta e os 400m livre.
O técnico da seleção cearense de Natação, Edvan Soares, está confiante e com grande expectativa para as disputas de logo mais, afinal trouxe com ele medalhistas que querem repetir os bons resultados do ano passado. “Nós temos o Luiz Altamir, tricampeão das Olimpíadas Escolares, campeão e recordista sulamericano, que poderá levar na bagagem, medalhas para o nosso Estado. Temos também chances de disputar a final nas provas de revezamento”, disse o treinador.
Olimpíadas Escolares 2011
As Olimpíadas Escolares são organizadas e realizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro e pelo Ministério do Esporte, com a direção técnica das Confederações Brasileiras Dirigentes de Esportes Olímpicos e apoio da Prefeitura Municipal de Curitiba e Governo do Estado do Paraná.
Mais informações:
Manuella Viana
Assessora de Comunicação da Secretaria do Esporte do Estado
(85) 3101-4415
manuella.viana@esporte.ce.gov.br