Atividades da Vila Olímpica do Castelão serão transferidas para o CEU

9 de dezembro de 2010 - 14:02

A iniciativa dará continuidade aos projetos durante as obras de reforma do estádio

Durante a reforma do estádio Plácido Aderaldo Castelo (Castelão) para a realização dos jogos da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014, as atividades da Vila Olímpica do Castelão serão transferidas para o Condomínio Espiritual Uirapuru (CEU). A iniciativa veio para garantir a continuidade dos projetos desenvolvidos para jovens, crianças e idosos que residem no bairro e proximidades. 

Na manhã desta terça-feira, dia 07, o coordenador do Esporte da Secretaria, Fernando Marques, reuniu-se com os funcionários da Vila Olímpica para acertar todos os detalhes da transição. Nos próximos dias, serão discutidas as propostas para o calendário das atividades de 2011. 

Está prevista também uma visita ao CEU para que os professores conheçam as instalações e já pensem em novas práticas lúdicas e esportivas. Além disso, serão realizados encontros da coordenação com pais e alunos da Vila para que sejam esclarecidas todas as dúvidas. O coordenador destaca ainda que um novo projeto está em andamento. “Após a reforma do Castelão, uma nova Vila será construída para a população”, completa. 

Reformas – Até dezembro de 2012, a área compreendida pelo estádio, estacionamento e Vila Olímpica será utilizada para a realização das obras de modernização, ampliação e adequação do Castelão às exigências da FIFA. 

Vila Olímpica – A Sesporte administra seis vilas (nos bairros Canindezinho, Conjunto Ceará, Castelão, Conjunto Genibaú e Messejana e no município de São Benedito) em funcionamento desde 1997.  Todas são instaladas em comunidades carentes e oferecem a crianças e adolescentes atividades gratuitas de esporte e lzar. Atualmente, mais de 15 mil pessoas de várias idades estão inscritas nas vilas. 

Com programação diversa e estruturada por profissionais de Pedagogia e Educação Física, as vilas proporcionam atividades como recreação, futebol, futsal, voleibol, basquete, handebol, capoeira, dança, atletismo, karatê, ginástica rítmica, xadrez, tênis de mesa, arte-educação, violão e percussão. 

O programa de construção de Vilas Olímpicas foi criado com objetivo de promover e incentivar a prática de atividades esportivas voltadas principalmente para crianças e adolescentes, em espaços planejados e dotados de equipamentos para diversas atividades esportivas e também de lazer. Entretanto, hoje vai além. Também são atendidos pais e moradores da comunidade, além de grupos da Melhor Idade.