Copa 2014: obras de reforma do Castelão terão início em dezembro

29 de novembro de 2010 - 08:07

O secretário do Esporte Ferruccio Feitosa recebeu representantes da SPE para a assinatura do contrato

 

 

As obras para a reforma, ampliação e adequação do estádio Castelão para a Copa do Brasil FIFA 2014 já têm data marcada. Na última sexta-feira, dia 26, o secretário do Esporte do Estado, Ferruccio Feitosa, se reuniu com representantes da Sociedade de Propósito Específico (SPE) formada pelos vencedores da licitação para a assinatura do contrato da primeira Parceria Público Privada do Estado. Segundo Ferruccio Feitosa, as obras terão início no dia 13 de dezembro, data em que o Governador assinará a Ordem de Serviço e o contrato com o BNDES. “Enquanto isso, a SPE já começa a preparar o canteiro de obra”, explica.

A reforma terá início pela parte externa, possibilitando assim a realização dos clássicos, da final e semifinal do primeiro turno do Campeonato Cearense de 2011. A decisão ocorreu durante reunião entre o Governador Cid Gomes, secretários do Esporte Ferruccio Feitosa e Infraestrutura Adail Fontenele e representantes da SPE. “Sempre tivemos um compromisso forte com o futebol cearense e por isso decidimos fazer um estudo mais detalhado do projeto de reforma, onde identificamos que seria possível realizarmos essas partidas sem prejudicar o andamento das obras”, reforça o secretário do Esporte.

Licitação
O resultado da licitação destinada à Reforma, Ampliação, Adequação, Operação e Manutenção do estádio Castelão foi divulgado pela Procuradoria do Estado do Ceará em sessão pública realizada no dia 29 de outubro. Nela, o consórcio formado pelas empresas Galvão Engenharia S/A, Serveng Civilsan S/A e BWA Tecnologia de Informação LTDA, foi declarado vencedor. As obras têm recursos totais no valor de de R$ 518.606 milhões, que incluem a operação do estádio por oito anos.

Ceará na Copa
Das quatro capitais nordestinas escolhidas como sedes do Mundial, Fortaleza será a única do Nordeste com capacidade para sediar uma semifinal, já que a arena cearense terá capacidade para 66.700 espectadores, quando o exigido pela Fifa é de 60 mil pessoas. Em relatório oficial, a FIFA afirmou que o projeto do Castelão está apto para este fim, tendo em vista o detalhamento dos espaços descritos e a qualificação das áreas, especialmente de atletas, hospitalidade, VIP e imprensa.