Linha de chegada para o Xterra

22 de novembro de 2010 - 09:52

Embaixo de um calor escaldante, o Circuito Brasileiro de 2010 foi decidido na praia do Beach Park, em Aquiraz

Alexandre Manzan confirmou o favoritismo de campeão antecipado do ranking nacional XTerra e venceu a última etapa do Circuito Brasileiro, na praia do Beach Park, no último sábado. Após participar da competição de mountain bike de 650 km, na Chapada Diamantina, Manzan chegou ao local da prova apenas quatro horas antes da largada. E para fechar com chave de ouro sua temporada, o triatleta brasiliense foi o mais rápido ao completar a prova em 2 horas, 30 minutos e 16 segundos. Cid Santos ficou com o segundo lugar (2h31min07seg). E o canadense Mike Vine em terceiro (2h33min54seg).

Entre as mulheres, a campeã mundial do Xterra, Shonny Valandinghan, dos EUA chegou em primeiro lugar, com 2h47min45seg, seguida pela também americana Suzanne Snyder, com 3h06min04seg. E em terceiro, chegou a brasileira Sabrina Gobbo, com 3h31min.

‘O calor estava muito forte e o desgaste foi grande. Mas, fui bem na natação e pedalei muito’, falou o grande campeão do circuito Alexandre Manzan. A última prova de triathlon do circuito foi uma das mais emocionantes. Considerada uma das provas mais difíceis do ano, devido à maré forte, a quantidade de areia e pela temperatura alta, nada disso foi capaz de desanimar os atletas que terminaram a etapa vibrando com a participação do evento. ‘Apesar do calor foi maravilhoso correr aqui. Entrou um galho na minha bike perto das dunas, pensei que a prova tinha acabado para mim. É um grande prazer chegar logo atrás do campeão do circuito’, disse animado Cid Santos, que veio de Natal (RN) apenas para competição.

Ontem, após o simpósio técnico, a campeã mundial Shonny Valandinghan e o americano Craig Evans, especialista em natação marítima, deram dicas de como enfrentaram a prova. Shonny falou sobre táticas no percurso de bike, enquando Craic orientou os atletas para prova de natação.O evento contou com o apoio da Secretaria do Esporte do Estado (Sesporte).

Promessas

Em meio à atletas que já carimbaram seus nomes em pódios importantes do Brasil e do mundo, o XTerra, contou com uma categoria especial, a Kids Running. Aberta mesmo aos mais novinhos que já dão passadas rápidas rumo ao esporte e à saúde, a prova envolveu crianças de um até 12 anos em uma corrida onde a disputa é simbólica e todos ganham medalha. Dividida por idade, de acordo com a capacidade física das crianças, ela ganhou um gostinho a mais para cerca de 120 mini atletas, que vieram das Vilas Olímpicas mantidas pela Sesporte. Mais uma prova de que esporte e cidadania andam de mãos dadas.

(Fonte: Jornal O Povo)