Liderança de Biel na abertura do Wind Brasil – Mundial de Slalom

18 de novembro de 2010 - 11:28

Cearense ganha uma regata e assume liderança da competição realizada em Flecheiras (CE)

Gabriel Browne, o Biel, saiu na frente do Wind Brasil – Mundial de Slalom, que teve início nesta quarta-feira, na praia de Flecheiras, e conta com o apoio do Governo do Estado, através da Secretaria do Esporte do Estado (Sesporte). No primeiro dia da competição que define o campeão do mundo da modalidade em 2010, foram realizadas duas séries de regatas e o cearense venceu a primeira e ficou em segundo na outra. Assim, acumula 2,7 pontos perdidos, 1 a menos que o segundo colocado, o francês Julien Quentel, com 3,7 pontos. O australiano Steve Allen está na terceira colocação, com 7 pontos.

Biel admitiu ter ficado surpreso com seu resultado no primeiro dia de disputas, realizadas com ventos soprando entre 15 e 23 nós (27,80 e 42,62 km/h). ‘Não poderia ter sido melhor. Não esperava um desempenho tão bom, pois o campeonato tem velejadores excelentes e foi a primeira vez que velejei com a prancha porque este é o segundo toneio de slalom que participo este ano’, afirmou o atleta de 19 anos. No primeiro, sagrou-se tricampeão brasileiro da modalidade, há dez dias, em Icaraizinho (CE).

O representante do Ceará lembrou, porém, que a primeira colocação não significa que ganhará mais um título em 2010, já que também foi o vencedor do Brasileiro e do Mundial de Formula, realizados em outubro, em Fortaleza, também sob a chancela Wind Brasil. ‘Só começou agora. Tem ainda muito por vir. Como já disse, minha meta é ficar entre os dez melhores e, se conseguir terminar até em quinto lugar, estarei satisfeitíssimo’, declarou Biel.

Julien Quentel, que chama atenção não só pela velocidade apresentada no mar, mas também pela vasta cabeleira encaracolada e queimada pelo sol, continua mantendo o mesmo discurso que tinha antes do início do campeonato. ‘Vim para o Brasil para vencer. Consegui ganhar uma regata e espero manter o ritmo nos próximos dias’, afirmou o francês, que visita o Brasil pela segunda vez. Participou do Wind Brasil – Mundial de Formula 2007, em Fortaleza. ‘Gosto muito do mar e dos ventos do Ceará”, finalizou o campeão europeu de 2010 da International Funboard Class Association (IFCA) e 11º colocado no ranking da PWA (Associação Profissional de Windsurf).

Mulheres – O Wind Brasil – Mundial de Slalom abre espaço também para a disputa da categoria Feminina e cinco velejadoras brigam pelo título de campeã do mundo. Nesta quarta-feira, foram disputadas duas regatas e a francesa Alice Arutkin venceu as duas e largou na frente na classificação geral, com 1,4 pontos perdidos.

A cearense Mônica Veras, dona de oito títulos brasileiros da modalidade, ficou em segundo lugar em ambas as provas e acumula quatro pontos. Juliana Farias, que voltou a competir após dois anos de afastamento para ser mãe do garoto Yan, de 8,5 meses, ocupa a terceira posição, com seis pontos. ‘É bom demais estar de volta aos campeonatos, pois é no mar é que me sinto feliz’, disse a velejadora de Fortaleza, que mora em Israel, depois de residir três anos no Havaí. A gaúcha Ana Sofia Cardoso está na quarta posição, com 10 pontos.

O Wind Brasil –
Campeonato Mundial de Slalom reúne 37 atletas – 32 homens e 5 mulheres – de oito países. Os representantes da Austrália, França, Portugal, Grã-Bretanha, Espanha, Turquia, Croácia e Brasil brigarão pela premiação total de U$ 30 mil (cerca de R$ 54 mil). A expectativa da Arrow Marketing, organizadora do evento, é que sejam realizadas pelo menos mais oitos séries de regatas até domingo, quando serão definidos os campeões do mundo nas categorias Sênior (principal) Feminina, Júnior e Máster. As primeiras regata desta quinta-feira estão programadas para as 12 horas (13h em Brasília).

Resultados

  • Sênior

1ª Série
1- Gabriel Browne (BRA-CE)
2- Steve Allen (AUS)
3- Julien Quentel (FRA)
4- Antoine Questel (FRA)

  • 2ª Série

1- Julien Quentel (FRA)
2- Gabriel Browne (BRA-CE)
3- Ludo Jossin (ESP)
4- Sylvain Moussilmani (FRA)

  • Feminina

1ª e 2ª Série
1- Alice Arutkin (FRA)
2- Mônica Veras (BRA-CE)
3- Juliana Farias (BRA-CE)
4- Ana Sofia Cardoso(BRA-RS)

Classificação – após 2 séries

  • Sênior

1- Gabriel Browne, 2,7 pontos perdidos
2- Julien Quentel, 3,7 pp
3- Steve Allen, 7 pp
4- Antoine Questel, 12 pp
5- Sylvain Moussilmani, 12 pp
6- Ludo Jossin, 12 pp
7- Bora Kozanoglu (TUR), 13 pp
8- Wilhelm Schurmann (BRA-SC), 15 pp

Modalidade mais veloz do windsurf
O Slalom é a modalidade mais veloz do windsurf. Os atletas podem atingir até 70 km/h em dias de ventos mais fortes. Nos campeonatos, é obedecido o sistema de chaves. Os velejadores são divididos em baterias de oito e os quatro melhores avançam para a próxima etapa até que se chegue ao vencedor.

Sede oficial – A praia de Flecheiras é considerada uma das mais belas do Ceará e está a 130 quilômetros de Fortaleza. O hotel oficial do Wind Brasil – Campeonato Mundial de Slalom é o Solar das Flecheiras, que tem uma filial de uma das maiores redes de clube para praticantes de windsurf e kitesurf do mundo, o Planet Allsports. Assim, os velejadores contam com uma estrutura de primeiro mundo para a prática de esportes náuticos.

O Wind Brasil 2010 – Campeonato Mundial de Slalom, válido para a definição do ranking da International Funboard Class Association (IFCA), é um evento oficial da International Windsurfing Association (IWA) e da International Sailing Federation (ISAF), com a realização da Arrow Marketing e apoio do Governo do Estado do Ceará, Hotel Solar das Flecheiras, Associação Brasileira de Windsurf (ABWS) e Confederaçao Brasileira de Vela e Motor (CBVM).

Mais informações nos sites – www.windbrasil.com
Wind Brasil no twitter – www.twitter.com/WindBrasilTour

Informações à imprensa:
Roberto Pierantoni – MTb.: 18.194
Email: piera@zdl.com.br