Esporte muda a vida de crianças carentes do interior do Ceará

13 de setembro de 2010 - 16:38

No interior do estado do Ceará, a partir de um projeto social criado há cinco anos com crianças carentes pelo treinador Jaques Guimarães, surgem novos nomes para o esporte brasileiro. Com essa iniciativa, 13 atletas da Escola Municipal Luis Ferreira Lima, de Russas (CE), estão participando das Olimpíadas Escolares 2010, em Fortaleza. E conquistando medalhas.

Lídia Lorena, de 14 anos é integrante do projeto Mão Amiga, da Secretaria do Esporte do Estado (Sesporte). Com apenas seis meses de treino, chegou à final do lançamento de dardo das Olimpíadas Escolares, realizada neste domingo, dia 12, na Universidade de Fortaleza (UNIFOR), conquistando o ouro com a marca de 32,23m. 'Agradeço e dedico essa medalha ao meu técnico Jacques que me mostrou o esporte e até hoje têm muita paciência comigo', comemorou Lídia.

Outro destaque do mesmo projeto é Francisco Edinavio, que também faz parte do Mão Amiga. Francisco acorda às 4 horas da manhã para ajudar seu pai na plantação e aumentar a renda mensal da família. Logo depois do trabalho vai treinar lançamento de dardo. Superando os obstáculos, o garoto conseguiu a medalha de bronze com a marca de 49,50m. 'Estou feliz demais com os resultados, isso é fruto de um grande trabalho e só conseguimos algo se tivermos objetivo', afirmou o técnico Jacques Guimarães.

As Olimpíadas Escolares são organizadas e realizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro, co-realizadas pelo Ministério do Esporte e pelas Organizações Globo, com a direção técnica das Confederações Brasileiras Olímpicas e apoio do Governo do Ceará.

*Com informações da Assessoria do COB

Informações à imprensa: