III Conferência Estadual do Esporte será realizada nesta sexta-feira (30)

30 de abril de 2010 - 19:03

No evento serão escolhidos 50 delegados que representarão o Ceará na Conferência Nacional, em Brasília

A Secretaria do Esporte do Estado (Sesporte) promove nesta sexta-feira (30), a partir das 8 horas, a etapa final da III Conferência Estadual do Esporte, que tem por objetivo elaborar as políticas públicas que serão consolidadas no Plano Decenal do Esporte e Lazer, estabelecendo linhas estratégicas, ações, metas e prazos para o esporte e lazer no país nos próximos 10 anos. Na ocasião, serão aprovadas as propostas elaboradas durante as conferências regionais. Haverá também a eleição dos 50 delegados que representarão o Estado na III Conferência Nacional do Esporte, que acontecerá de 3 a 6 de junho, em Brasília.

A conferência estadual reunirá cerca de 560 delegados das diversas regiões, entre representantes de associações e federações esportivas cearenses, gestores municipais, atletas, professores e coordenadores de instituições de ensino superior ligadas ao esporte.

Durante o mês de abril, a etapa estadual contou com conferências locais divididas em seis macrorregiões – Litoral Oeste/ Maciço de Baturité; Região Norte/Ibiapaba; Cariri/Centro Sul; Região Central; Litoral Leste/Região Metropolitana e Sertão dos Inhamuns. Para o secretário do Esporte do Estado, Ferruccio Feitosa as conferências regionais “multiplicaram as possibilidades de articulação entre as esferas de governo e os diversos segmentos sociais e, ao mesmo tempo, possibilitaram o engajamento e a participação da população na construção de uma política estadual e nacional do esporte”, afirmou.

Etapa Nacional
Com o tema “Plano Decenal do Esporte – 10 pontos em 10 anos para projetar o Brasil entre os 10 mais”, a Conferência Nacional do Esporte tem se constituído num espaço de mobilização de diversos segmentos do esporte, proporcionando o diálogo da sociedade civil com o Estado para a proposição e controle de políticas sociais no esporte. A conferência aponta para a concretização do esporte e lazer nas agendas das políticas públicas estruturadoras. O evento ainda aprovará os subsídios para construção do Plano Decenal do Esporte e dará consistência à Política Nacional do Esporte, reafirmando princípios e diretrizes já aprovadas nas conferências anteriores. Serão estabelecidas linhas estratégicas, suas ações, metas e prazos para consolidar o Esporte como política de Estado nos próximos 10 anos.

Linhas Estratégicas
•    Sistema Nacional de Esporte e Lazer
•    Formação e Valorização Profissional
•    Esporte, Lazer e Educação
•    Esporte, Saúde e Qualidade de vida
•    Ciência, Tecnologia e Inovação
•    Esporte de Alto Rendimento
•    Futebol
•    Financiamento do Esporte
•    Infraestrutura esportiva
•    Esporte e Economia

Programação
8h – Credenciamento e entrega de material
8h30 – Cerimônia de Abertura
9h10 – Palestra de abertura
10 às 14h30 – Trabalhos Temáticos em Grupo
14h30 – Plenária final nos grupos: Socialização das propostas dos grupos, apresentação das emendas, aprovação das propostas que irão para o plano de metas e eleição dos delegados
17h – Solenidade de Encerramento

Serviço:
III Conferência Estadual do Esporte
Data: 30 de abril (sexta-feira)
Local: Faculdade 7 de Setembro (Rua Almirante Maximiniano da Fonseca, 1395 – Luciano Cavalcante)
Início: 8 horas

Informações à imprensa:
Lisiane Linhares e Edna Santos
Assessoria de Comunicação da Secretaria do Esporte do Estado do Ceará
(85) 3101.4415