“Furacão da Copa de 70” emociona-se no Castelão

26 de abril de 2010 - 07:36

Jairzinho recebe homenagens e participa do projeto Esporte na Minha Cidade.

O Castelão recebeu nesta sexta-feira (23), o “furacão da Copa de 70”. O ídolo brasileiro Jairzinho confraternizou-se com dirigentes do futebol cearense e com 100 crianças das Vilas Olímpicas do Estado e recebeu homenagens no principal palco do esporte do Ceará.

Jairzinho, um dos heróis da seleção brasileira, é o convidado deste final de semana do projeto Esporte na Minha Cidade, da Secretaria do Esporte do Estado (Sesporte). Após visitar o estádio na última sexta (23/04), Jairzinho segue neste sábado para o município de Madalena, ao lado do secretário Ferruccio Feitosa, e da caravana esportiva que tem movimentado o Interior do Estado. No domingo, será a vez dos moradores do bairro Pirambu aproveitarem as atividades esportivas e de lazer do projeto Esporte na Minha Cidade.

Esporte na Minha Cidade chega à 17ª edição

Com a visita de Jairzinho, o projeto chega a sua 17ª edição. A meta da Sesporte é completar 60 municípios até o final do ano. Já foram contemplados os municípios de Limoeiro do Norte, Quixadá, Quixeramobim, Crateús, Iguatu, Jaguaribe, Icó, Tianguá, Santa Quitéria, Morada Nova, Brejo Santo, Campos Sales, Cascavel, Caridade, Missão Velha e São Benedito. Na semana passada, o projeto ampliou suas atividades, levando a caravana esportiva para o Conjunto Ceará.

Entre os atletas que já participaram das visitas estão: o ex-campeão mundial de boxe, Acelino “Popó, o maratonista e medalhista olímpico Vanderlei Cordeiro; o jogador de vôlei campeão olímpico e mundial, Nalbert; o pentacampeão mundial de skate, Sandro Dias; a velejadora medalhista de bronze nas Olimpíadas de Pequim 2008, Isabel Swan; o judoca medalhista olímpico, Flávio Canto; a tetracampeã mundial de vôlei de praia Juliana; e o mesa-tenista hexacampeão latino-americano Hugo Hoyama.

Quem é Jairzinho

Nascido em 25 de dezembro de 1944, o carioca Jair Ventura Filho, o Jairzinho, começou a atuar no futebol como gandula em 1958, no Botafogo. Foi campeão pela primeira vez pelo time em 1961, jogando no juvenil. Em 1963 já se torna titular do time profissional com a camisa 7 de Garrincha. Em 413 partidas pelo Botafogo, marcou 186 gols conquistando os seguintes títulos: tricampeão carioca juvenil em 1961, 1962 e 1963; bicampeão carioca em 1967 e 1968; bicampeão da Taça Guanabara em 1967 e 1968; campeão do Torneio Rio-São Paulo em 1964 e 1966. Disputou sua primeira Copa do Mundo em 1966. Mas foi na copa seguinte que o craque tornou-se mundialmente conhecido como o “furacão da Copa de 70”, marcando gols em todas as partidas, um feito inédito até então. Defendendo a Seleção Brasileira jogou 107 partidas (87 oficiais) e marcou 44 gols. Também participou da copa de 1974, ano em que foi vendido pelo Botafogo para o Olimpique de Marselha. Jairzinho também jogou pelo Cruzeiro (onde foi campeão da Copa Libertadores da Améica de 1976), Portuguesa de Acarígua da Venezuela, Noroeste de Bauru, Fast Club de Manaus e Wilsterman da Bolívia, Corinthians Paulista, Noroeste de Bauru de São Paulo e 9 de outubro do Equador. Encerrou a carreira de jogador profissional em 1981, pelo Botafogo, time onde começou a atuar como gandula.