Rei do skate avaliza pista em Fortaleza

24 de março de 2010 - 08:46

A estrela internacional da modalidade inaugurou moderno equipamento do tipo street construído no bairro da Aerolândia

O espírito do skatista logo veio à tona quando foi apresentado, na tarde da segunda-feira passada, à pista 'estalando' de nova (ainda com tinta fresca nos corrimãos) construída na praça da Av. Raul Barbosa, no Parque Ecológico do Cocó, Aerolândia.

E Sandro Dias, o Mineirinho, não hesitou em 'invadir' esse equipamento e realizar manobras com o seu skate, apesar de a pista ser diferente da modalidade que ele pratica, o vertical.

'A pista de street não é meu forte', reconheceu Mineirinho, 'mas com as dicas do colega cearense Anderson Resende deu para encarar todos os obstáculos numa boa', comentou o pentacampeão mundial pela World Cup Skateboarding.

Pegando a 'deixa' da implantação do novo equipamento e sabedor de que Mineirinho afastou-se do esporte em 1990, quando viu sumirem as pistas no Brasil, o repórter indagou ao atleta sobre o momento do skate no País e as condições para a prática desse radical esporte.

'As condições para praticar o skate no Brasil estão melhorando muito. Agora só falta uma pista na minha cidade. Tenho 24 anos no esporte, mas Santo André ainda não tem uma pista boa', até brincou o Mineirinho.

E o atleta paulista completou: 'A gente vê que o skate está crescendo bastante. Em São Paulo, por exemplo, a cidade tem mais de 40 pistas públicas. Mas como moro em Santo André, lá acabaram de construir uma, porém ficou horrível por falta de acompanhamento de uma pessoa que soubesse como montar uma adequada pista de skate'.

Satisfação

Mineirinho também aproveitou a ocasião para externar satisfação com o desenvolvimento do esporte no Ceará, citando um projeto já criado pela Sesporte.

'A gente também notou que no Ceará o skate está evoluindo. A Secretaria do Esporte do Estado está com um projeto para espalhar dezenas de pistas por todo o Interior e acho que isso é importante pra caramba, porque hoje o skate é o segundo esporte mais praticado do País e o que falta mesmo é estrutura para galera treinar, evoluir…'

Mineirinho ressalvou: 'quando falo em estrutura, são pistas em lugares adequados'. E elogiou a pista da Aerolândia. 'O equipamento é muito bom. Não deu para testar legal porque a gente invadiu aqui, o equipamento ainda não está pronto. Nós invadimos – Mineirinho e o Anderson -, e demos uma voltinha', festejou o pentacampeão.

Preconceito

Muita gente não viu, mas Sandro Dias esteve no programa global da apresentadora Angélica, Estrelas, no sábado passado, e falou do preconceito que enfrentaram os skatistas. 'Quando comecei a andar de skate (em 1986), a gente sofria muito preconceito, era tachado como marginal, drogado. E na verdade isso acontecia porque não tínhamos local para andar e dividíamos espaço nas calçadas com os pedestres. Mas, hoje, tudo mudou. As pessoas que me tachavam daquela forma agora falam comigo e aceitam a minha atividade sem problemas'.

—-

CONSAGRAÇÃO
Esporte exige evolução dia a dia

Mesmo após faturar o pentacampeonato mundial (2003 a 2007), o tricampeonato europeu (2001/03/05) e ouro dos X Games de Los Angeles (2006), Mineirinho ainda 'rala' muito.

'A gente procura evoluir dia a dia no skate. Se a pista é da minha especialidade, o half-pipe, tentamos aprender coisas novas. E se a pista não for da minha especialidade, como essa nova do Ceará, procuramos aprender coisas novas também', revelou Sandro Dias.

Imortalizado

Mineirinho já escreveu seu nome na história do skate por ter sido o primeiro atleta a acertar a manobra 900º (quando o atleta realiza dois giros e meio no ar).

'O 900º foi uma manobra que o pessoal acompanhou toda evolução do meu treinamento até acertar a primeira vez, Graças a Deus. Foram seis meses de preparação e realizei essa manobra pela primeira vez no Brasil, então, foi muito mais legal', afirmou sorridente o Mineirinho.

Ele atua como profissional do skate há 15 anos. 'Meu primeiro título mundial veio quando estava com dez anos de profissional. E até consegui-lo a estrada foi longa', recordou Sandro. Sobre uma certa desavença com uma outra fera nacional do skate, Bob Burnquist, Mineirinho disse que 'houve algumas desavenças no passado, mas acho até que a mídia atrapalhou. Hoje nossa convivência é tranquila'.

MOACIR FÉLIX
REPÓRTER

(Fonte: Jornal Diário do Nordeste)