Esporte no combate à violência: Sesporte inaugura skatepark em Fortaleza

24 de março de 2010 - 22:42

A nova pista de skate localizada no Parque Ecológico do Cocó foi entregue à comunidade ontem à noite

Um novo espaço de lazer e esporte para a comunidade do bairro Lagamar. O Skatepark do Cocó foi inaugurado, ontem à noite, e passou a ser mais uma opção para a juventude que mora na área. Além do skate, o espaço também conta com campo de futebol, quadra de vôlei de praia, áreas para bicicletas e prática de caminhada. “Temos tentado ocupar os espaços da cidade com maiores índices de violência. E aqui a comunidade vai ser nossa parceira na preservação do equipamento que vai beneficiar a todos”, observou o secretário do Esporte do Estado, Ferruccio Feitosa.

Com uma área de 1.200m², o circuito permite que os skatistas e os praticantes de BMX (bicicleta) possam realizar manobras radicais em bancos, corrimões, muretas, escadas e rampas. “Tá sendo muito legal ter esse espaço perto de casa. Não precisa mais ter que ir para longe”, garantiu o garoto Wagner Silva, 14, morador do Lagamar.

Ferruccio Feitosa ressaltou o desejo do Governo do Estado de construir mais 23 pistas de skate em outros municípios do Ceará. Sobre a questão da segurança e manutenção na área do Skatepark do Cocó, o secretário disse ser de fundamental importância a participação da comunidade no processo. “A própria comunidade tem que ajudar a tomar de conta e a preservar a pista. Este espaço é para beneficiar os fortalezenses”, afirmou Ferruccio. 

Mineirinho arrasa na pista

Uma das atrações na inauguração do Skatepark do Cocó foi o pentacampeão mundial de skate Sandro Dias, o Mineirinho. Após a solenidade de entrega do espaço, ele pegou o skate e foi mostrar todo o seu talento para a comunidade. “Daqui tem condições de sair um bom skatista. É só ter interesse em treinar e aproveitar o espaço”, garantiu.

Mineirinho destacou a necessidade de preservação da pista para evitar a ação dos vândalos, que picham e destroem a estrutura de concreto. “Não pode esquecer o lado social do projeto. Tem que atrair a juventude, mas ao mesmo tempo fazer um monitoramento para não haver a destruição desse patrimônio que é da própria comunidade”, salientou o pentacampeão mundial
da modalidade. (RG)

(Fonte: Jornal O Povo )