Castelão: empresas habilitadas serão conhecidas ainda neste mês

18 de março de 2010 - 22:48

Estado recebe quatro propostas para realização de obras visando o Mundial de 2014.

A Central Licitações do Governo, órgão ligado à Procuradoria Geral do  Estado (PGE), recebeu nesta quarta-feira (17) as propostas das empresas candidatas para a reforma ampliação, adequação, operação e manutenção do Estádio Plácido Aderaldo Castelo (Castelão). No total participaram da primeira etapa três consórcios e uma empresa. Na próxima etapa da licitação, que acontecerá ainda neste mês de março, serão divulgados os nomes das empresas habilitadas.

A obra do Castelão prevê também a construção, operação e manutenção do Edifício-Sede da Secretaria do Esporte do Estado do Ceará e do edifício de estacionamento de veículos, conforme orientações da FIFA. A previsão é que as obras sejam iniciadas em abril. Das quatro capitais nordestinas escolhidas como sedes do mundial, Fortaleza será a única do Nordeste com capacidade para sediar uma semifinal, já que a arena cearense terá capacidade para 66.700 espectadores, quando o exigido pela Fifa é de 60 mil pessoas. Em relatório oficial, a FIFA afirmou que o projeto do Castelão estará apto para este fim, tendo em vista o detalhamento dos espaços descritos e a qualificação das áreas, especialmente de atletas, hospitalidade, VIP e imprensa. O prazo dado pela Fifa para o início das obras é maio de 2010.

Confira as empresas candidatas:

– Consórcio Arena Multiuso Castelão (Galvão Engenharia S/A, Serveng Civilsan S/A e BWA Tecnologia de Informação LTDA
– Consórcio Marquise-EIT-CVS (Construtora Marquise S/A, EIT Empresa Industrial Técnica S/A e CVS Construtora S/A
– Consórcio Novo Castelão (Carioca Christiani Nielsen Engenharia S/A, Somague Engenharia S/A, Construtora Queiroz Galvão S/A e Fujita Engenharia LTDA
– Odebrecht Serviços de Engenharia e Construção S/A