Bolsista de alto rendimento da Sesporte chega ao seu quinto título na temporada 2010

17 de março de 2010 - 18:04

Thiago Monteiro é o atual número 1 do ranking sul-americano, até 16 anos

Numa decisão sensacional entre dois colegas e companheiros do Instituto Larri Passos, acabou prevalecendo a maior experiência e o talento do cearense Thiago Monteiro na final da categoria 16 anos do 40º Banana Bowl. O número 1 do ranking sul-americano bateu o paranaense Gustavo Castro por 2 sets a 1, com parciais de 6/3, 3/6 e 7/5 e conquistou seu quinto título na temporada 2010 do Circuito da Confederação Sul-americana de Tênis (Cosat).

O bolsista de Alto Rendimento da Secretaria do Esporte do Estado (Sesporte) foi para a quadra no último sábado, no Bela Vista Country Clube, em Blumenau, Santa Catarina, e disputou uma das finais mais emocionantes de sua carreira.

Por vários motivos. O cearense, que tem 16 anos, já sabia que esse jogo seria o seu último no Circuito Cosat, já que a partir de agora disputará a categoria dos 18 anos. A despedida com mais um título também fecharia um ciclo vitorioso na carreira, depois dos quatro troféus nas etapas anteriores (Venezuela, Colômbia, Equador e Peru) em torneios sul-americanos.

E a final do 40º Banana Bowl tinha como atrativo o seu rival Gustavo Castro, companheiro de time no Instituto Larri Passos, em Santa Catarina. Por se conhecerem muito bem, o confronto acabou sendo decidido nos detalhes. Thiago ganhou o primeiro set por 6/3. Mas Gustavo conseguiu se recuperar e empatou com um 6/3.

No set decisivo, o cearense chegou a ficar perdendo por 5 a 1, e precisou usar o saque para reagir. O paranaense usava sua canhota para conter o ímpeto do rival, mas a decisão foi para o tie-break. Só que o talento e a experiência de Thiago Monteiro fez a diferença para não deixar Gustavo pontuar mais e fechou o jogo com 7/5 e ampliou a invencibilidade para 26 jogos.

‘Entrei um pouco tenso. Queria fechar com chave de ouro esta etapa na minha carreira. Estou muito feliz e orgulhoso com meu trabalho. Todo o trabalho com o Larri me ajudou a amadurecer, principalmente quando viajei com ele para os Estados Unidos, em 2009’, declarou Thiago Monteiro, que na próxima semana já disputará a Copa Gerdau, no RS, torneio de 18 anos que soma pontos para o ranking mundial juvenil da Federação Internacional (ITF).

 

(Fonte: Jornal Diário do Nordeste)