Evento do COB chega a Fortaleza em setembro

16 de março de 2010 - 09:24

Olimpíadas Escolares 2010 devem movimentar mais de 3,5 mil atletas

As escolas públicas e privadas de todo o Brasil que sonham em representar os seus estados nas Olimpíadas Escolares 2010 irão poder em breve inscrever-se na disputa das etapas seletivas, em seus respectivos municípios e estados, para lutar por uma vaga na maior competição escolar do país. Ao vencer a etapa estadual, a escola garante o direito de participar da etapa nacional do evento organizado pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB). Em 2010, no mês de setembro, Fortaleza (CE), será a sede da disputa para jovens de 12 a 14 anos; e em dezembro, Goiânia (GO), receberá os atletas entre 15 e 17 anos.

As Olimpíadas Escolares 2010 passam a contar com mais três modalidades, somando-se ao atletismo, basquete, futsal, handebol, judô, natação, tênis de mesa, vôlei e xadrez. No caso, a inclusão do ciclismo, da ginástica rítmica e do taekwondo (este, somente para jovens entre 15 e 17 anos).

Desde o seu surgimento, as Olimpíadas Escolares evoluem a cada ano. Os números recordes de atletas e escolas participantes evidenciam o crescimento do projeto: as primeiras edições, em 2005, contaram com 717 escolas e 2.738 participantes (12 a 14 anos); e, 599 escolas e 2.564 participantes, (15 a 17 anos). Quatro anos depois, as 850 escolas e 3.500 participantes (12 a 14 anos), e 993 escolas e 4.100 participantes (15 a 17 anos), comprovam o crescimento e a aceitação do evento.

As Olimpíadas Escolares também se notabilizam por sua intensa programação educativa e cultural com atividades voltadas para os alunos atletas e a população das cidades sede. E em Fortaleza não será diferente.

Atividades irão levam o esporte olímpico até os alunos de escolas públicas e privadas, que irão assistir a apresentações de vídeos, teatro, exposição de uniformes, distribuição de cartilhas sobre o esporte olímpico e ações para promover a preservação ambiental, entre outras.

Em setembro na Capital cearense, atletas olímpicos e pan-americanos – chamados Embaixadores das Olimpíadas Escolares, irão visitar as competições e transmitir um pouco dos seus conhecimentos aos jovens campeões.