Com o apoio da Sesporte, Mombaça busca se tornar a “Cidade Futsal”

3 de fevereiro de 2010 - 09:54

Desde 2007, a cidade acumula títulos importantes e transforma a rotina de garotos através do esporte

O município de Mombaça, distante 300 quilômetros de Fortaleza, está se tornando o principal destaque do Ceará no Futsal. Com um planejamento técnico, investimento nas categorias de base e apoio municipal e estadual, através da Secretaria do Esporte do Estado (Sesporte), a cidade vem acumulando títulos importantes e transformando a rotina de garotos, que começam a vislumbrar melhores oportunidades de vida por meio da prática esportiva. Com a implantação do Projeto “Segundo Tempo”, realizado pela Sesporte em parceria com o  Ministério do Esporte,  o Futsal está revitalizando o perfil da região que almeja ser conhecida, em breve, como a “Cidade Futsal do Estado”.

O projeto começou a ser desenvolvido em 2007 com a chegada do ex-jogador de Futsal, consagrado nacional e internacionalmente, Carlos Alberto Felippsen, mais conhecido como Branquinho. O gaúcho, de São Leopoldo, foi convidado pelo atual prefeito de Mombaça, José Wilame Barreto de Alencar, para ser coordenador de esporte da Prefeitura e, segundo ele, “revolucionar o esporte da região”. O objetivo era alavancar o Futsal, desenvolvendo a inclusão social e oferecendo melhores oportunidades de vida aos jovens da cidade.

O trabalho foi elaborado e, quase três anos depois, as duas equipes de Mombaça (categoria 12 a 14 anos e 15 a 17) somam juntas dois título estadual (2007 e 2009), dois vices-campeonatos estaduais (2008 e 2009), um Tri-campeonato Intermunicipal (2007, 2008 e 2009) e a importante medalha de bronze nas Olimpíadas Escolares Nacionais de 2009, disputada em Maringá (PR).

Entretanto, tão importante quanto os títulos, são as mudanças que o Futsal está trazendo para os jovens da cidade. Através do esporte, 20 jogadores possuem, atualmente, a Bolsa Atleta da Sesporte. Segundo Branquinho, que também figura como coordenador do “Segundo Tempo”, o trabalho desenvolvido na região tem tirado várias crianças do mundo das drogas e da marginalidade.

“Através do projeto estamos dando qualificação profissional e oferecendo educação para jovens que não tinham nenhuma expectativa de vida. Eles dispõem de acompanhamento pedagógico e psicológico, sempre com o objetivo de incentivar os estudos. Se as políticas públicas fossem mais voltadas para o esporte, com certeza estaríamos colhendo mais frutos que atualmente”, salientou.

Por outro lado, Branquinho enalteceu o trabalho realizado pelo secretário do Esporte, Ferruccio Feitosa, que procura apoiar e investir nos esportes amadores e de base. “O que o secretário está fazendo eu nunca vi no Estado. Moro aqui há cerca de 30 anos e nunca presenciei um trabalho tão voltado para as categorias de base”, parabenizou o ex-jogador.

40 ANOS VOLTADOS PARA O ESPORTE
Como jogador foram 21 anos de carreira, somados a mais 19 como técnico. Esse é um currículo que poucos conseguem acumular. Com uma trajetória recheada de títulos, Branquinho tem uma história no Futsal que transcende as quatro linhas da quadra. Como jogador, passou por vários times de renome nacional e, em oito anos como jogador da seleção brasileira, possui um título que qualquer atleta almeja, uma conquista Mundial. O feito foi realizado em 1982, na competição disputada em São Paulo.

Ainda como jogador, Branquinho tem pendurados em sua parede títulos sulamericanos (1979 e 1983), brasileiros (1980 e 1982) e panamericanos (1980 e 1984). Fora das quadras, como técnico, o ex-atleta soma quatro títulos cearenses com o Sumov e um Norte/Nordeste com o Fortaleza.

Informações à imprensa:
Lisiane Linhares