Governo do Estado lança projeto “Esporte na Minha Cidade”

11 de dezembro de 2009 - 17:21

A apresentação do projeto será nesta sexta-feira (11), a partir das 15 horas, no audiório da Sesporte

Até 2010, a Secretaria do Esporte do Estado (Sesporte) vai movimentar 53 cidades do interior do Estado, através do projeto “Esporte na Minha Cidade”. Em uma iniciativa ousada, a Sesporte pretende levar uma caravana esportiva, mensalmente, a quatro municípios cearenses, com a presença de campeões olímpicos e mundiais unindo lazer, atividades esportivas, e cursos de capacitação, em mais de 15 modalidades durante dois dias de evento. O projeto vai ser iniciado no próximo final de semana, dias 12 e 13 de dezembro, na cidade de Limoeiro do Norte, com atividades voltadas para todos os públicos e faixas etárias.

O primeiro dia será marcado pela solenidade de abertura, que contará com a presença do governador do Estado, Cid Gomes, do secretário do Esporte do Estado, Ferruccio Feitosa e do prefeito de Limoeiro do Norte, João Dilmar da Silva, além de outras autoridades. Na ocasião, também estarão presentes o campeão olímpico de voleibol Nalbert, o pentacampeão mundial de skate, Sandro Dias, o “Mineirinho”, e Og Silva, skatista portador de deficiência física, conhecido mundialmente pela sua radicalidade e força de vontade. Eles vão interagir com o público, falando sobre experiências na carreira, participando do evento, distribuindo autógrafos e posando para fotos.

Um dos principais objetivos do “Esporte na Minha Cidade” é levar a conscientização da importância da prática esportiva para o interior do Estado, através da realização de atividades esportivas, de lazer e formação. No quesito lazer e atividades esportivas, os participantes terão acesso a brinquedoteca, mini-jogos, massagens, desafios esportivos, gincanas, avaliações físicas, entre outros.

A preocupação em orientar, educar e capacitar a população também faz parte do projeto. Para isso, mini-cursos, oficinas e palestras são oferecidas para os participantes, através de capacitações ministradas por especialistas de várias áreas esportivas. Alguns dos temas abordados durante os cursos são Arbitragem, Nutrição, Saúde do Idoso, Atividades Físicas para pessoas da Terceira Idade e Deficientes e Organização Esportiva do Município. A apresentação de vídeos informativos sobre esporte também fazem parte da programação do evento.

Atividades durante o evento

LAZER

  • Brinquedos – Surf aéreo, Cama elástica, Orbital, Pula-pula, Piscina de bolinhas e Escalada;
  • Mini-Jogos – Mini-vôlei, Mini-tênis e Mini-futebol (Travinha), dentre outros;
  • Jogos de Tabuleiro – Dominó, Dama, Xadrez e Baralho;

Entretenimento – Aulões recreativos de dança, ginástica, Artes Marciais, Alongamento, dentre outros;

  • Massagens – Massagens Express na cadeira, massagem relaxante e desportiva.


ATIVIDADES ESPORTIVAS

  • Desafios Esportivos – Embaixadinha, Penalidade no Futebol, Lance Livre no Basquete, Saque no Vôlei e Penalidade no Handebol;
  • Grande Gincana – Envolvendo a história da cidade visitada;
  • Torneios – Corridas de rua, Corridas de Orientação, Lutas, Futebol, Volei, Basquete, Handebol,Futsal , Ciclismo, Esporte aquático, dentre outros;
  • Apresentações – Apresentações de Dança, Ginástica, Artes Marciais, Desporto Adaptado e Capoeira;


FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO

  • Mini-Cursos – Esporte na Escola, Avaliação Física, Recreação e Lazer, dentre outros;
  • Clínicas – Arbitragem, Nutrição e Atividade Esportiva, Saúde do Idoso, Desportode Alto Rendimento.
  • Palestras – Depoimentos de Atletas de Alto Nível, Palestras e Conferências sobre Temas Transversais Ligados à Saúde Física, Atividades Físicas para a Terceira Idade e para Deficientes, Organização Esportiva do Município, Eventos, dentre outros.
  • Oficinas – Oficina de Recreação e Lazer, Alongamento e Flexibilidade, Atividade Física paraIdosos, Atividades Físicas para Deficientes, Primeiros Socorros, Construção de Material Alternativo do Esporte para diversas modalidades esportivas,Ginástica Laboral, Jogos Cooperativos, dentre outros.
  • Vídeos – Amostra de Vídeos informativos, educativos, didáticos ligados ao Esporte.


Serviço:

Apresentação à imprensa do projeto Esporte na Minha Cidade
Data: Sexta-feira, 11 de dezembro
Horário: 15 horas
Local: Auditório Blanchard Girão, da Sesporte
Av. Alberto Craveiro, S/N – Estádio Castelão

Mais informações:
Lisiane Linhares
Assessoria de Comunicação da Secretaria do Esporte do Estado do Ceará
(85) 3101.4415 (85) 8732.1976