O cearense Gabriel Browne é o campeão do Wind Brasil Fortaleza

1 de dezembro de 2009 - 10:39

“O “”Biel””, de apenas 18 anos, quebra hegemonia de 12 anos dos estrangeiros e fecha o ano como 2º do ranking mundial”

Fortaleza (CE) – Foram necessárias 13 edições para que um brasileiro quebrasse a hegemonia dos estrangeiros em uma das competições mais importantes do calendário internacional. O autor da façanha foi Gabriel Browne, o ‘Biel’. O cearense de apenas 18 anos superou os melhores do planeta e subiu ao degrau mais alto do pódio do Wind Brasil Fortaleza – Mundial de Formula Windsurf 2009, que terminou no início da tarde deste domingo, em raia montada em frente ao Marina Park Hotel. Com o resultado, ‘Biel’ fecha a temporada como número 2 do ranking mundial, atrás apenas do italiano Alberto Menegatti, vice-campeão em Fortaleza.

Desde quarta-feira, 30 atletas de sete países disputaram o último campeonato do ano, organizado pela Arrow Marketing com apoio da Associação Brasileira de Windsurf (ABWS). Biel venceu as duas regatas do domingo e garantiu o título com 28 pontos perdidos, seis a menos que o italiano Alberto Menegatti e 12 à frente do australiano e tricampeão mundial Steve Allen. O campeão garantiu 6 mil dólares (R$ 10.300,00) de premiação de um total de 30 mil dólares (R$ 51.600,00).

‘Estou realizado. Ganhar um campeonato que teve um nível técnico elevadíssimo, enfrentando a nata do windsurf e ainda em casa, ao lado de familiares e amigos, é algo incrível, que nunca mais vou esquecer’, afirmou o representante do Ceará. ‘Em 2007 fui 16º; em 2008, terminei em segundo e, agora, venci. Estou muito feliz’, emendou o brasileiro.

O segredo do jovem campeão foi justamente a regularidade e o conhecimento da raia. Das 15 regatas disputadas, Gabriel Browne ganhou cinco e terminou nove vezes entre os 3 primeiros. As duas vitórias deste domingo, abrilhantaram ainda mais a sua conquista. Na primeira, com ventos entre 13 (24,09 Km/h) e 15 nós (27,80 Km/h), liderou a prova de ponta a ponta, mostrando grande conhecimento dos ventos que sopram em Fortaleza. Na segunda do dia, já com a velocidade do vento passando dos 20 nós (37,07 Km/h) ele, travou um bonito duelo com o italiano Alberto Menegatti, que liderava a competição após as disputas de sábado. ‘Cheguei à última regata podendo chegar até em sétimo lugar, mas vi a possibilidade de vencer e fechei o campeonato com chave de ouro’, comentou Biel.

Assim que saiu do mar, Gabriel Browne recebeu um abraço apertado do pai, Marcílio Browne Filho, seu maior incentivador e que tem o nome marcado na história do windsurf nacional, com nove títulos brasileiros. ‘Ter recebido este abraço vitorioso foi muito gratificante’, disse o patriarca da família, que competiu no Wind Brasil Fortaleza nos primeiros anos em que o torneio foi realizado. ‘Dedico este primeiro lugar ao meu pai, pois sem a força que ele sempre deu a mim e ao meu irmão (Marcílio Browne Neto, campeão mundial da classe Freestyle em 2007), não estaria comemorando’, contou Biel.

Alberto Menegatti afirmou que não ficou chateado em ter perdido o título do Wind Brasil Fortaleza 2009. Muito pelo contrário. Ficou satisfeito com a segunda colocação, principalmente porque, com o resultado, assumiu a ponta dos rankings da International Sailing Federation (ISAF), da International Windsurfing Association (IWA) e da International Formula Windsurfing Class (IFWC). De acordo com ele, as duas regatas deste domingo ‘foram incríveis’. Na primeira, ele terminou na 10ª posição; na última, ficou em segundo. ‘Estou satisfeito com meu resultado, ainda mais porque fiquei à frente do Steve Allen (terceiro no ranking), meu ídolo e hoje o melhor velejador da classe Formula da atualidade. Estes dias aqui em Fortaleza foram fantásticos’, ponderou o italiano.

O catarinense Wilhelm Schurmann e o baiano radicado em Ilhabela (SP) Paulão dos Reis foram outros brasileiros que se destacaram no Wind Brasil Fortaleza – Mundial de Formula Windsurf 2009, conquistando a quinta e a sexta posições, respectivamente. Mais velejadores do Brasil terminaram entre os dez primeiros: os irmãos cearenses Fábio e Victor Melo, pela ordem, oitavo e décimo lugares, e o carioca Ricardo Winicki, o Bimba, que participou dos três últimos Jogos Olímpicos (Sydney-2000, Atenas-2004 e Pequim-2008) competindo na classe RS.X Olímpica, sua especialidade, e que terminou em nono.

Mais em 2010 – O diretor da Arrow Marketing, empresa que promove o Wind Brasil Fortaleza, Décio Sanford, disse que ficou ainda mais motivado em promover eventos de windsurf depois da realização desta 13ª edição. ‘O evento foi um sucesso e coroado com a vitória de um brasileiro. Trouxemos, mais uma vez, os melhores do mundo para o Ceará, os ventos colaboraram, o nível técnico das disputas se manteve elevadíssimo até o final e o retorno de mídia foi excepcional’, afirmou o executivo, lembrando também da inédita transmissão ao vivo das duas regatas finais, pela TV União, para 15 estados brasileiros e pela internet.

Décio Sanford fez questão de ressaltar que o que o deixa mais motivado é o fato de os velejadores se mostrarem satisfeitos com a realização do evento em um lugar com água quente, sol, povo hospitaleiro e condições ‘clássicas’ para a prática do windsurf. ‘O que nos motiva é ver a alegria dos atletas. Enquanto eles estiverem com sorriso no rosto, nos esforçaremos ao máximo para realizar este campeonato’, avisou.

A Arrow Marketing, que este ano levou pela primeira vez uma competição do Mundial de Formula para Ilhabela (SP), dará passos maiores em 2010. Além de ter confirmado a realização da etapa do litoral paulista e Fortaleza, a empresa promoverá outra do circuito na cidade fluminense de Búzios. Mais que isso. Também vai incorporar nos três eventos da RS:X Olímpica. ‘O objetivo é ajudar a desenvolver a classe que pode trazer medalhas para o Brasil nos Jogos Olímpicos de 2012 (Londres) e 2016 (Rio)’, declarou Décio Sanford.

Bimba elogiou a iniciativa de a empresa cearense promover competições importantes da classe que é especialista. ‘A RS:X tem muito a ganhar com esta iniciativa. Sem dúvida, isso vai incentivar os velejadores e ainda abrir espaço para que novos valores sejam descobertos. Todos tem a ganhar’, afirmou. O representante olímpico do Brasil também gostou do fato e a cidade que mora (Búzios), onde ele mantém uma escola de windsurf que atende jovens de comunidades carentes, ter sido incluída nos planos de Arrow Marketing para realização do Wind Brasil.

O Wind Brasil Fortaleza – Mundial de Formula Windsurf 2009, válido para a definição dos rankings da International Sailing Federation (ISAF), da International Windsurfing Association (IWA) e da International Formula Windsurfing Class (IFWC), é uma realização da Arrow Marketing com apoio da Associação Brasileira de Windsurf (ABWS) do Governo Federal, do Governo do Estado do Ceará e da Prefeitura Municipal de Fortaleza.

Classificação Final – Open

1º Gabriel Browne (BRA) – 28 pontos perdidos
2º Alberto Menegatti (ITA) – 34
3º Steve Allen (AUS) – 40
4º Wojtek Brzozowski (POL) – 48
5º Wilhelm Schurmann (BRA) – 50
6º Paulão dos Reis (BRA) – 56
7º Jesper Vesterstrom (DiN) – 62
8º Fábio Melo (BRA) – 82
9º Ricardo ‘Bimba’ Winicki (BRA) – 95
10º Victor Melo (BRA) – 95
11º Dennis Little (HOL) – 98
12º Mathias Pinheiro (BRA) – 123
13º Marco Begalli (BRA) – 136
14º Kuroshi Kiani (DIN) – 145
15º João Henrique Filho (BRA) – 174

Vencedores por categoria

Open – Gabriel Browne (BRA)
Light – Wilhelm Schurmann (BRA)
Junior – João Henrique Ferreira (BRA)
Feminino – Sarah Hebert (ARM)
Máster – Steve Allen (AUS)
Grand Máster – Wellington Moura (BRA)

Ranking mundial após etapa de Fortaleza

1º Alberto Menegatti (ITA) – 184,5 pontos
2º Gabriel Browne (BRA) – 176
3º Steve Allen (AUS) – 169,5
4º Jesper Vesterstrom (DIN), 162
5º Wilhelm Schurmann (BRA) – 161
6º Wojtek Brzozowski (POL) – 160,5
7º Paulão dos Reis (BRA) – 157
8º Ross Williams (ING) – 150,5
9º Dennis Little (HOL) – 122
10. Przmek Miarczynsky (POL) – 118

Mais informações no site – www.windbrasil.com
Roberto Pierantoni – MTb.: 18.194
E-mail: piera@zdl.com.br