Talento cearense é destaque no salto em altura nas Olimpíadas Escolares 2009

19 de novembro de 2009 - 13:46

Josué Costa sonha atingir resultados para participar das Olimpíadas RIO 2016

Maringá – Josué Costa, de 16 anos, da delegação do Ceará brilhou e mostrou a força dos nordestinos na recém inaugurada pista de atletismo da Vila Olímpica, em Maringá. Medalhista de prata (2,03m) nas Olimpíadas Escolares 2009. No Paraná, Josué foi destaque na maior competição escolar do Brasil. Especialista no salto em altura, ele começou aos 13 anos, descoberto por Jaques Guimarães, hoje, seu técnico.

Mas, o menino do interior do Ceará pretende ser mais que apenas uma esperança do atletismo para os próximos sete anos. Ele está determinado em atingir uma marca definitiva para qualquer atleta, os Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro.

Com o apoio da Secretaria do Esporte do Estado (Sesporte) para chegar ao Paraná, o atleta teve um caminho longo de preparo para os três dias de disputa no atletismo das Olimpíadas Escolares 2009. Contando também com a ajuda da prefeitura de Russas, que em 2007 viabilizou todo o material necessário para que ele treinasse o salto em altura, Josué apresenta números expressivos em apenas dois anos de treino, sagrou-se campeão brasileiro e Sul Americano de Menores (2008).

O garoto foi criado em um sítio à 13Km da cidade de  Russas (CE), interior do estado. Dividiu há até pouco tempo o pequeno espaço da casa simples com toda a família (pai, mãe e cinco irmãos) que também trabalha na roça, cercados por castanhas, empenhados no plantio de feijão e milho, não muito fartos.

'A família de Josué é de agricultores. Pessoas muito carentes. Para você ter uma idéia, lá onde eles moram não tem nem energia elétrica. Hoje, com o bom desempenho do menino no esporte, a família está começando a melhorar suas condições', desabafou o treinador Jaques.

Hoje, Josué, visita os pais nos finais de semana, mas passa os dias da semana treinando em Russas, onde também estuda. Antes de mudar-se, pedalava todos os dias os 13 Km até a cidade para treinar. Nunca se arrependeu.  'É melhor se ocupar com o esporte do que com outras coisas', resumiu o saltador.

No ano passado, ao carregar um saco com milho, Josué sofreu uma forte contusão no ombro, quando trabalhava com seu pai na plantação. Isso prejudicou seu desempenho afastando-o dos treinamentos. Depois da recuperação, voltou à rotina de treinamentos com o sonho de disputar sua primeira edição das Olimpíadas Escolares. O resultado alcançado em Maringá não foi o esperado, mas não o desanima.

'Vim para as Olimpíadas Escolares com o objetivo do ouro, mas estou voltando para a casa com a prata e isso me já me deixa feliz. Agora, meu maior objetivo é ganhar o mundial e me concentrar e treinar muito para poder participar dos Jogos Olímpicos lá no Rio de Janeiro', projetou Josué, que esteve lado a lado com o maratonista Vanderlei Codeiro de Lima, medalha de bronze em Atenas 2004, e Fabiana Murer, do salto com vara, campeã pan-americana, Embaixadores das Olimpíadas Escolares, que prestigiaram o evento.

As Olimpíadas Escolares 2009, de 15 a 17 anos, são organizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), co-realizadas pelo Ministério do Esporte e pelas Organizações Globo, com o apoio das Prefeituras de Maringá e Londrina e o Governo do Estado do Paraná.