Reunião discute Mobilidade urbana e financiamento para estádio

11 de novembro de 2009 - 06:17

A proposta é de que o teto de empréstimos para projetos dos estádios e entornos para a Copa seja de R$ 500 milhões

O governador Cid Gomes e o secretário estadual do Esporte, Ferruccio Feitosa se reuniram nesta terça-feira (10/11) em Brasília com o ministro dos Esportes, Orlando Silva, para avançar entendimentos sobre os financiamentos para projetos do estádio e de mobilidade urbana visando a Copa do Mundo de 2014. Entre as propostas discutidas, está a elevação do teto de financiamentos para o estádio e entornos, além de R$ 562 milhões para projetos que envolvem transporte público e trânsito. Também participaram do encontro os ministros das Cidades, Márcio Fortes, do Planejamento, Paulo Bernardo, do Turismo, Luiz Barreto, representantes da Casa Civil e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e técnicos da Prefeitura de Fortaleza.

Para o governador, uma das principais características das ações voltadas para a Copa do Mundo em Fortaleza é a capacidade de continuar servindo à população mesmo após o término do torneio. 'Todos os projetos de mobilidade urbana apresentados contribuirão para desafogar o trânsito da cidade não só durante a Copa, mas também posteriormente', afirmou.

No projeto apresentado pelo Estado e pela Prefeitura de Fortaleza para a mobilidade urbana, estão a implementação de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) que liga o Porto do Mucuripe à Parangaba, duas estações da Linha Sul do Metrô de Fortaleza e alargamentos da Via Expressa e avenidas Dedé Brasil, Paulino Rocha, Raul Barbosa e Alberto Craveiro. A União concordou com a proposta de R$ 562 milhões, ficando as desapropriações a cargo do Estado e da Prefeitura.

Durante a reunião, o governador Cid Gomes apresentou ainda uma proposta de elevar de R$ 400 milhões para R$ 500 milhões o teto de financiamento do Governo Federal para os estádios da Copa e seus entornos. 'Fortaleza é a única cidade-sede do Nordeste que vai pleitear uma das semifinais. Para isso, vamos fazer com que o Castelão atendeda a Fifa, que pede um mínimo de 60 mil torcedores', garantiu. A União avaliará a proposta.

Segundo o secretário Ferruccio Feitosa, a reunião foi positiva para dar celeridade a projetos  prioritários e financiamentos para a realização da Copa 2014. 'Estado e Prefeitura vêm trabalhando em conjunto para que os cearenses tenham bom acesso a transporte público e possam prestigiar os jogos da Copa do Mundo com conforto e segurança, sendo esse um dos grandes legados que ficará para a população cearense', afirmou.

Mais informações:
Lisiane Linhares