Mobilidade Urbana em debate no primeiro dia do Ciclo de Debates

22 de outubro de 2009 - 08:54

Especialistas técnicos puderam debater com o público e esclarecer o planejamento urbano da cidade

 

No primeiro dos quatro encontros programados do Ciclo de Debates sobre os projetos da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014 foram discutidas as medidas planejadas para a mobilidade urbana e infra-estrutura da Região Metropolitana de Fortaleza, parte chave no projeto de desenvolvimento da cidade como sede da Copa do Mundo de Futebol. O encontro aconteceu na manhã desta quarta-feira, dia 21, no auditório da Secretaria do Esporte do Estado (Sesporte).

Para debater o tema, a mesa foi composta por Guedes Neto, superintendente do Departamento Nacional de Infra-Estruturas de Transporte (DNIT), Otacílio Borges, secretário-adjunto da Secretaria de Infra-estrutura do Estado (Seinfra), Rodrigo Leme, engenheiro da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos, Diogo Cruz, diretor de implantação do Metrofor e Daniel Lustosa, coordenador do Transfor. Além dos responsáveis pelos projetos, a mesa contou ainda com a presença do secretário do esporte do Estado, Ferruccio Feitosa e do mediador do encontro, o jornalista Plínio Bortolotti, diretor institucional do Grupo O Povo.

Aberto ao público e sem a necessidade de inscrição, o evento é uma oportunidade de esclarecer cada passo da copa para a população em geral. “Agora temos a oportunidade de abrir esse debate com o povo e com técnicos especialistas nos assuntos. Isso é louvável porque a gente acaba pensando junto e encontrando soluções”, destaca o titular da Sesporte, Ferruccio Feitosa.

Entre os projetos apresentados no encontro, está o do Metrô de Fortaleza, Metrofor. Os técnicos Rodrigo Leme e Diogo Cruz explicaram todas as medidas já tomadas e o processo de estudos para o público presente. O diagnóstico do estado atual de obras e o planejamento gráfico dos remanejamentos necessários para a cidade foram apresentados, dando ênfase aos questionamentos dos espectadores.

Outro ponto crucial apresentado foi o Sistema Municipal de Transporte Público de Fortaleza, o Transfor. O coordenador do projeto, Daniel Lustosa, teve a chance de apresentar ao público parte do planejamento viário da cidade para os próximos cinco anos, que contempla a primeira fase do Transfor. Segundo Daniel Lustosa, no total são previstos 82 km de melhoramentos, alargamentos e duplicações de ruas e avenidas de Fortaleza, além da implantação de ciclovias e padronização de mais de 160 km de calçadas.

A mobilidade urbana e o transporte são pontos centrais no projeto que trouxe a Copa do Mundo FIFA Brasil 2014 para Fortaleza, tendo previsto a maior parcela do orçamento para o evento na cidade, com um total de quase seis bilhões de reais. Segundo o secretário Ferruccio Feitosa, o principal destaque em relação à mobilidade urbana é a união de esforços entre Governo do Ceará e Prefeitura da Fortaleza, desde antes da confirmação de Fortaleza como sede e que têm realizado obras que vem mudando a cara da cidade.

O ciclo de debates segue no dia 28 de outubro, no Auditório da Federação das Indústrias do Ceará (FIEC), onde será discutido o segundo tema dos encontros, o Turismo. No dia 4 de novembro, é a vez do Auditório Castelo Branco, na Universidade Federal do Ceará (UFC), receber os especialistas, que discutirão Meio Ambiente, Saúde e a Reforma dos Estádios. Por último, no dia 11 de novembro, o tema será Segurança, Capacitação e Empreendedorismo, no Auditório da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Fortaleza.

 

Mais informações

Lisiane Linhares
Assessoria de Comunicação da Secretaria do Esporte do Estado do Ceará
(85) 3101.4415 (85) 8732.1976
www.esporte.ce.gov.br