Ginástica Rítmica cearense consegue feito inédito e disputa Torneio Nacional

15 de outubro de 2009 - 08:22

A Ginástica Rítmica cearense marca presença, pela primeira vez na história, no XIV Torneio Nacional da categoria. De hoje, dia 15, até 18 de outubro, João Pessoa (PB) sedia o evento que contacom cerca de 300 atletas de todo o País. Na competição, o Ceará é representado por duas equipes, somando 10 ginastas no total. Das competidoras que vão tentar destacar a ginástica rítmica cearense em nível nacional, duas foram formadas por programas sociais e esportivos da Secretaria do Esporte do Ceará (Sesporte).

O Estado segue com as equipes do núcleo esportivo do Colégio Maria Ester e Colégio Ebenezer. As duas instituições possuem tradição na ginástica cearense, tendo à frente as professoras Ester Vieira e Sarah Jane de Melo, respectivamente. Entre as ginastas, Kelly Cristina Mota, de 14 anos, participa do projeto Mão Amiga e treina no Núcleo do Clube Náutico Atlético Cearense. Apesar da pouca idade, a “menina prodígio” conquistou a Copa do Colégio Juvenal de Carvalho (estreante) de 2008, na categoria Infantil. Com potencial para tornar-se atleta bolsista da Sesporte, Kelly vai à Paraíba para tentar garantir uma boa colocação na categoria Juvenil.

A preparação e o programa de treinamento são realizados até quatro vezes por semana, de duas a quatro horas diárias. A professora Ester Vieira ressaltou que a expectativa para o torneio é a melhor possível, mesmo sabendo que as atletas cearenses vão disputar com competidoras de estados com maior infra-estrutura para o esporte. 

Ester Vieira relatou ainda que o Projeto Mão Amiga e o trabalho desenvolvido nas Vilas Olímpicas são iniciativas decisivas para alavancar o nível técnico de centenas de futuras ginastas. De acordo com a técnica, com maior dedicação e aperfeiçoamento técnico, as ginastas cearenses poderão alcançar novas vitórias.

Ester Vieira, que já foi técnica da Seleção Brasileira Infantil, revelou que o Ceará é um celeiro de talentos para o esporte. “Já representei o Brasil em vários eventos de vários países. Acredito que as cearenses são atletas de muita raça, mas muito desperdiçadas. Temos que ter oportunidade de verdade, implantando um Programa Ginástico em todas as escolas, desbravando todo Estado”, ponderou.

Contudo, a experiente técnica ressaltou o trabalho desenvolvido pela Secretaria do Esporte do Estado do Ceará, no objetivo de desenvolver o esporte amador local. “Nossos mais sinceros agradecimentos ao secretário Ferruccio Feitosa que, com toda a sua sensibilidade, deu um lugar ao sol para a Ginástica Rítmica brilhar no Estado”.

Mais informações:
Lisiane Linhares
Assessoria de Comunicação da Secretaria do Esporte do Estado do Ceará
(85) 3101.4415 / (85) 8732.1976