Silvana Lima fatura etapa do Circuito Mundial de Surf Profissional

6 de outubro de 2009 - 09:50

A bolsista de alto rendimento da Sesporte se foca agora na etapa de Portugal

Um dos maiores nomes cearenses no esporte, a fera do surf Silvana Lima venceu no último domingo, dia 4, mais uma etapa do Circuito Mundial de Surf Profissional e entrou de vez na briga pelo inédito título mundial da categoria. Competindo na Austrália, terra de sua maior rival, a atual líder do ranking e bicampeã mundial Stephanie Gilmore, Silvana venceu a sua segunda etapa e, com isso, é agora a vice-líder do ranking mundial.

Nas águas da praia de Dee Why, em Sidney, Austrália, o nome da vez veio direto do Ceará. Mais especificamente de Paracuru. Depois de três finais seguidas na etapa, Silvana Lima finalmente conseguiu o tão sonhado título. A bolsista de Alto Rendimento da Secretaria do Esporte do Estado derrotou na final a atleta da casa, Stephanie Gilmore, por uma contagem de 16,60 a 12,67.

“Não acredito que venci. Eu estive na final desse evento três vezes e finalmente venci. Eu estava mesmo confiante. As ondas aqui estavam parecendo com as do Brasil e eu sempre surfei nessas condições”, vibrou Silvana. A “pequena borboleta”, como é conhecida Silvana, conquistou a sua segunda etapa no ano, marcando a quarta conquista de etapas por brasileiras na história do surf. Em abril, a cearense já havia superado a bicampeã mundial Stephanie Gilmore na final em Bell”s Beach, em Victoria, na Austrália.

As duas etapas vencidas em sequência por Silvana se somam ao nono lugar da primeira etapa, em Gold Coast, também na Austrália, totalizando 2880 pontos para a cearense no ranking, 361 pontos atrás de Stephanie Gilmore, que venceu a primeira etapa e foi vice da segunda e terceira etapas.

Em busca do primeiro título mundial de surf profissional para o Brasil, Silvana ainda tem quatro etapas para alcançar o posto mais alto do ranking da Associação de Surfistas Profissionais, o ASP World Tour. A próxima disputa é no fim de outubro, em Peniche, Portugal, seguida da única etapa sul-americana do circuito, em Lobitos, no Peru. As duas últimas disputas se dão nas praias do Havaí (EUA), nas ilhas de Oahu e Maui.