Capacitação do programa Segundo Tempo chega ao interior do Estado

5 de outubro de 2009 - 10:48

A programação começa nessa segunda-feira, dia 5, com os monitores de Juazeiro do Norte e percorrerá 15 cidades

O Governo do Estado, através da Secretaria do Esporte do Ceará (Sesporte), inicia nessa segunda-feira, dia 05, em Juazeiro do Norte, o curso de capacitação dos monitores do Programa Segundo Tempo no interior do Ceará. A iniciativa é a continuação do curso realizado pelo Ministério do Esporte, no último dia 17 de setembro, em Fortaleza, que orientou 120 coordenadores de Núcleos no projeto. Ao todo, a capacitação itinerante percorrerá 14 cidades, orientando mais de 900 profissionais.

O curso será direcionado de maneira a contemplar conteúdos importantes para o desenvolvimento integral dos alunos integrantes do programa, de acordo com as características de cada região do Estado. A capacitação tem o objetivo de desenvolver o processo de formação continuada dos monitores e possibilitar a ampliação e qualificação das ações a serem desenvolvidas. A socialização dos conhecimentos adquiridos durante a capacitação da equipe colaboradora também será um dos pontos principais discutidos durante o curso.

O desenvolvimento das atividades será distribuído em dois momentos. O primeiro é baseado em uma reunião dos coordenadores de núcleo com os monitores para a abordagem das temáticas indicadas pela coordenadoria do Programa Segundo Tempo no Ceará. Em seguida é realizada a divisão dos municípios/núcleo em 15 regiões, respeitando a proximidade geográfica das cidades. Em cada uma delas haverá a capacitação com a coordenadoria do Programa Segundo Tempo, direcionando também o diálogo entre os participantes do núcleo com os núcleos vizinhos. Tudo isso é feito para possibilitar e facilitar a troca de experiências entre coordenadores e monitores do programa.

O Projeto

Em uma iniciativa conjunta do Ministério do Esporte e da Secretaria do Esporte do Estado, o Programa Segundo Tempo tem democratizado o acesso à prática esportiva nos estabelecimentos de ensino formal e não formal, efetivando o preceito constitucional que define o esporte como direito de cada um.

O Programa oferece atividades esportivas no contra-turno escolar, com finalidade de colaborar para a inclusão social, bem-estar físico, promoção à saúde e do desenvolvimento integral de crianças e adolescentes residentes em comunidades carentes do nosso Estado. Ao todo, são 233 núcleos em todo o Ceará, atendendo mais de 46 mil crianças e adolescentes.

Mais informações:

Lisiane Linhares
Assessoria de Comunicação da Secretaria do Esporte do Estado do Ceará
(85) 3101.4415 / (85) 8732.1976